Política

PT nacional formaliza pedido de expulsão de Anísio Maia

A Comissão interventora do Partido dos Trabalhadores em João Pessoa, por meio da integrante e Secretária Nacional de Organização do PT, Sonia Braga, encaminhou à Executiva Nacional, o pedido de expulsão com cancelamento do registro de candidatura de Anísio Maia. O pedido deve ser analisado pela Comissão de Ética da Executiva Nacional.

O Diretório Nacional do PT tomou a decisão de abertura de processo para expulsão de Anísio Maia nas vésperas do primeiro turno das eleições, devido o conflito de interesses entre os dirigentes do partido. No ofício, a interventora faz menção ao impasse alegando que o candidato Anísio “violou flagrantemente a disciplina, a fidelidade e a ética partidária”, ao manter a sua candidatura, enquanto que parte dos integrantes da sigla apoiam a candidatura do ex-governador, Ricardo Coutinho (PSB).

“Considerando a urgência do caso, solicito que a presente Representação seja encaminhada pela Comissão Executiva Nacional para que, conforme previsto no artigo 234 do Estatuto, seja notificado imediatamente o Deputado Estadual Anísio Maia, para que seja aplicada a pena de cancelamento do registro da candidatura na Justiça Eleitoral e a ​expulsão simultânea​ de acordo com o que prevê o artigo 229 do Estatuto do PT”, diz trecho do ofício.

Além do candidato Anísio Maia, foram solicitadas também, o afastamento de Giucélia Figueiredo, Josenilton Feitosa e Anselmo Castilho. O pedido será analisado pela instância nacional, levando em consideração o acordo aprovado pelo Diretório Nacional, que reserva à Executiva Nacional o referendo sobre as decisões que envolvem a definição de candidaturas.

Mais popular