Turismo

Prefeitura de João Pessoa lança programa de cursos de Inglês e Espanhol para profissionais do Turismo

A Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Turismo (Setur) e de Educação e Cultura (Sedec), deu um passo importante para qualificar ainda mais os profissionais que atuam diretamente com os turistas que visitam a Capital. Nesta quinta-feira (16), foi lançado o Programa de Qualificação para o Turismo, que vai oferecer 60 vagas para aprendizado em línguas inglesa e espanhola, que será ministrado pelo Centro de Línguas Estrangeiras (Celest). A solenidade de lançamento aconteceu no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal.

O vice-prefeito Leo Bezerra representou o prefeito Cícero Lucena no evento, já que o gestor está em viagem em busca de recursos para serem investidos na Capital. Leo destacou a importância do programa, que vai qualificar profissionais para receber com mais qualidade os turistas que visitam a cidade.

“É uma parceria muito importante com o Trade Turístico, onde nós vamos ofertar, de início, a cada seis meses, 60 vagas de cursos de línguas. Eu tenho certeza será importante não só para fomentar novos empregos, mas para qualificar os postos de trabalho já existentes. Essa é a preocupação do prefeito Cícero Lucena e do toda a nossa gestão”, falou.

As inscrições serão realizadas presencialmente, a partir desta quinta-feira (16), das 14h às 18h, na sede do Celest, que fica localizada na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, 1840, no bairro de Expedicionários. Na sexta-feira (17), o procedimento poderá ser feito das 8h às 12h e das 14h às 18h. As vagas serão destinadas para profissionais de recepção e mensageiros de hotéis, garçons, bugueiros e guias de turismo. Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso de Inglês e 30 vagas para Espanhol.

Os documentos necessários para inscrição são os comprovantes de vínculo empregatício ou carteira de trabalho; de escolaridade (a partir do 6° ano do Ensino Fundamental II); e de residência, de identidade e CPF, além de uma foto 3×4.

De acordo com o secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, um dos principais gargalos do turismo da Paraíba é a carência de profissionais que dominem línguas estrangeiras e que esse programa deve ser uma política pública que precisa ser permanente. “A pandemia da Covid-19 provocou um apagão de profissionais na área e agravou a crise nesse aspecto, por isso, essa iniciativa é muito importante”, afirmou.

Além do vice-prefeito Leo Bezerra e do secretário de Turismo, Daniel Rodrigues, estiveram presentes na solenidade a Secretária de Educação e Cultura, América Castro, o secretário de Gestão Governamental e Articulação Política, Diego Tavares, além de representantes da classe turística.

Mais popular