Vacinação

Prefeito Cícero Lucena recebe a primeira dose do imunizante contra a Covid-19

O prefeito Cícero Lucena repetiu neste sábado (27) a rotina de visitas e acompanhamento de postos de vacinação contra a Covid-19 em toda a Capital. Hoje, no entanto, chegou a vez do próprio prefeito receber a primeira dose da vacina, o que foi possível com a chegada da faixa etária prioritária aos 63 anos. O gestor e a primeira-dama Lauremília Lucena receberam o imunizante no Santuário Mãe Rainha, no Aeroclube.

“É motivo de muita alegria receber a vacinação. Já são mais de 100 mil pessoas vacinadas em nossa cidade e temos a certeza de que estamos no caminho certo e de que é isso que vai nos ajudar a vencer a pandemia”, afirmou Cícero. O gestor ainda reforçou o pedido para que quem já recebeu a primeira dose possa procurar o posto do Espaço Cultural para a segunda aplicação na data correta. “Só assim a imunização estará completa. Essa é a forma de cooperar com este trabalho intenso que têm feito os profissionais da saúde, aos quais dedico sempre meu agradecimento”, destacou.

O prefeito iniciou sua agenda nos postos de vacinação dos colégios Anayde Beiriz, no Bairro das Indústrias, e Papa Paulo VI, em Cruz das Armas. Em seguida ele esteve na Igreja Universal, na Epitácio Pessoa, onde há vacinação para pedestres ou drive thru. Em cada visita a equipe, formada ainda pelo vice-prefeito Leo Bezerra e os secretários municipais da Saúde, Fábio Rocha, e da Comunicação, Marcos Vinicius, procurou ouvir a população e os profissionais sobre o funcionamento e a organização no local.

O lanterneiro Manoel Oliveira, de 66 anos, procurou hoje a primeira dose no Bairro das Indústrias. Ele se emocionou por destacar o medo de pegar a doença, já que possui comorbidades. “Eu fico arrepiado, porque tenho dores no peito, falta de ar, perdi um irmão para a Covid e agora posso ficar um pouco em paz”, afirmou.

Em outra ponta, o dia começou com um misto de expectativa e alívio para o funcionário público Luiz Gonzaga, de 63 anos. Ele foi um dos idosos a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 neste sábado no posto instalado na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, em Tambauzinho. “Muito feliz, pois estava ansioso para chegar esse dia. É uma sensação de alívio e segurança, pois além de estar protegido, vou proteger também as pessoas de minha família”, contou. Luiz Gonzaga elogiou a estrutura montada pela prefeitura no local e destacou a organização e receptividade dos profissionais que atuam na vacinação.

Aplicativo – O vice-prefeito Leo Bezerra destacou a redução das filas e do tempo de espera em muitos pontos, lembrando o lançamento das ferramentas de agendamento online. “É uma satisfação acompanhar esse trabalho e todos estão se esforçando pela agilidade na aplicação. E o aplicativo se mostrou um grande sucesso, as pessoas já chegam e são vacinadas diretamente. Quem ganha com isso é a população”, avaliou. O pré-cadastro pode ser feito pelo aplicativo Vacina João Pessoa (disponível na loja Play Store para celulares com sistema Android) ou no site vacina.joaopessoa.gov.pb.br.

Segunda dose – Para quem vai tomar a primeira dose, a vacinação está sendo feita em um dos 15 ginásios de escolas, das 8h às 12h, ou a um dos três postos do tipo drive-thru montados no Mangabeira Shopping; Igreja Universal do Reino de Deus, na Epitácio Pessoa; e no Santuário Mãe Rainha, no Aeroclube, das 9h às 15h.

Já os idosos e profissionais de saúde que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac/Butantan até o dia 28 de fevereiro podem receber a segunda dose do imunizante a partir deste sábado (27), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, das 9h às 15h.

Foi lá que a aposentada Maria de Jesus Martins de Souza, moradora do bairro, recebeu a última dose da vacina contra o coronavírus. “É muito importante que todos se vacinem e aqueles que já tomaram a primeira dose procure o posto para garantir a segunda dose”, lembrou.

Documentação necessária– Para ter acesso à vacinação, todas as pessoas terão de apresentar um documento com foto e o comprovante de residência em João Pessoa. Os que vão tomar a segunda dose também devem apresentar o cartão de vacina Covid com a primeira dose. Já os trabalhadores de saúde devem portar declaração do local de trabalho, contracheque ou carteira do conselho profissional e a cópia do cartão de vacina Covid com a primeira dose.

Mais popular