Política

Países do BRICS trabalham para criar nova moeda para fazer frente ao dólar

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, afirmou que os países do BRICS trabalham para a criação de uma nova moeda reserva para fazer frente ao dólar. “A questão da criação de uma moeda de reserva internacional baseada no cabaz de moedas dos nossos países está a ser desenvolvida”, disse Putin, acrescentando que os mecanismos de pagamentos internacionais alternativos também estão em curso.

Assim, uma nova moeda pode ser criada com base no valor de moedas dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), disse o líder russo nessa semana.

Segundo o site ‘unherd.com’, analistas apontam que a nova moeda BRICS teria 33% das reservas mundiais. O dólar cairia de 59 para 39%. Ou seja, a nova moeda entraria forte no curto prazo e com potencial de substituição muito grande no médio prazo.

Segundo ele, a Rússia oferece aos Estados BRICS a ligação dos seus sistemas financeiros ao Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras (conhecido pelas iniciais russas como SPFS) do Banco Central Russo. O SPFS é uma alternativa ao SWIFT, do qual alguns dos principais bancos russos foram desconectados.

Além disso, a utilização dos cartões de pagamento russo “Mir” está expandindo por outros países. O Mir é uma alternativa russa aos sistemas de pagamento Visa e MasterCard (que abandonaram o mercado russo).

“O BRICS está se transformando na plataforma mais eficaz no mundo de ajuda aos países em desenvolvimento”, diz um artigo publicado pela agência de notícias chinesa Xinhua. Os países obtêm sucesso em implementar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável baseados nos princípios da “xiconomia”, liderada pela China.

https://portals1.com.br/wp-content/uploads/2022/07/970x150-2-1.gif

Mais popular