Notícias

Weber atende governador petista e pressiona governo

O governo federal tem de reativar imediatamente os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Piauí — como ocorreu em São Paulo, Bahia e Maranhão. É o que determinou a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber ao acatar um pedido do governador do Estado, Wellington Dias (PT). Conforme o chefe do Executivo, as UTIs foram fechadas entre janeiro e fevereiro.

Além disso, a União teria “abandonado” o custeio dos produtos, apesar do aumento no registro de casos e das taxas de internação decorrentes da doença. Ainda segundo a gestão estadual, o Ministério da Saúde não se manifestou sobre um pedido de prorrogação de 278 leitos para pacientes de covid-19 na rede estadual, que teria sido feito nos dois primeiros meses do ano.

Na decisão, a juíza do STF estabelece que o governo preste suporte técnico e financeiro ao Estado. Weber aproveitou para alfinetar o presidente Jair Bolsonaro: “A omissão e a negligência com a saúde coletiva dos brasileiros têm como consequências esperadas, além das mortes que poderiam ser evitadas, o comprometimento, muitas vezes crônico, das capacidades físicas dos sobreviventes”.

RO – Cristyan Costa

Mais popular