EUA

Tempestade atinge os EUA com ventos de 240 km/h e potencial ‘catastrófico’

O furacão Ida atingiu o Estado americano da Louisiana com ventos de 240 km/h. A tempestade é potencialmente “catastrófica”, alertou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Milhares de pessoas fugiram. Aqueles que permaneceram foram aconselhados a se abrigar até a tempestade passar.

O furacão Ida testará os diques criados para conter as enchentes em Nova Orleans, que foram reforçados depois que o furacão Katrina matou 1,8 mil pessoas em 2005. Até agora, os diques estão aguentando.

O presidente Joe Biden disse que Ida seria “fatal”, causando grande devastação provavelmente além da costa.

Mais de 300 mil residências na Louisiana já estão sem energia. Biden alertou que pode levar semanas para o fornecimento ser reestabelecido.

Ida ganhou força nas águas quentes do Golfo do México durante o fim de semana e atingiu a costa americana perto de Port Fourchon, ao sul de Nova Orleans, como um furacão de categoria quatro em uma escala que vai até cinco.

Isso significa que causará graves danos a edifícios, árvores e linhas de energia. Em alguns lugares pode gerar ondas de até 4,8 metros, possivelmente submergindo partes mais baixas da costa.

“Não há dúvida de que os próximos dias e semanas serão extremamente difíceis para nosso Estado e muitas, muitas pessoas serão testadas. Mas também posso dizer que nunca estivemos mais preparados”, disse o governador John Bel Edwards.

Terra

Mais popular