Notícias

Semob realiza ações educativas na orla de João Pessoa

Quem circula diariamente pela orla do Cabo Branco já percebeu que a equipe de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) realiza um importante trabalho de orientação sobre o compartilhamento dos espaços. A ação é voltada para todos os públicos que utilizam o espaço para lazer ou praticar esporte, a exemplos de caminhantes, corredores, patinadores, ciclistas e skatistas.

De acordo com o superintendente George Morais, as ações educativas estão entre as prioridades da Semob-JP e esta, específica, deve permanecer por tempo indeterminado. “Esse é o cuidado que teremos com quem transita tão cedo para prática de lazer ou esportes. Estamos empenhados na manutenção da segurança viária e, pra isso, é preciso que as pessoas entendam a importância de respeitar os espaços, além de garantirmos a fiscalização por parte dos agentes de mobilidade”, frisou.

Babi Sales é patinadora, pratica o esporte pelo menos quatro vezes por semana e sempre observa a atuação da Semob-JP nesse ordenamento da orla. A jovem se exercita sozinha ou em grupo e percebe que organizar o fluxo na área é uma demanda de extrema urgência para a segurança de todos. “Está bem sinalizado e tem vários agentes espalhados. Acho importante estarem por lá. A presença deles é essencial porque há muitas pessoas que não respeitam os locais por onde devem trafegar”, ressalta.

A esportista também afirma que se sente mais segura com a presença dos agentes de mobilidade no local. Além das ações educativas, os agentes também promovem rondas na área entre às 5h e às 8h. “Eu particularmente me sinto mais segura. Caso aconteça alguma imprudência, eles podem dar um suporte ou orientação específica”, afirmou.

Ação na orla – Para esse trabalho educativo, foi instalada sinalização horizontal (ou seja, na pista) de cor vermelha, indicada para uso dos ciclistas, skatistas e patinadores, e na cor azul para indicar o espaço específico para o pedestre. Cavaletes com orientações de regras de boa convivência e incentivo ao respeito dos espaços estão sendo usados, momentaneamente, até que as pessoas se acostumem com esse disciplinamento.

Texto: Pollyana Sorrentino – Edição: Cristina Cavalcante – Fotografia: assessoria Semob

Mais popular