Giovanni Marques está na coordenação do vôlei de praia, na arena montada em Copacabana. Nas últimas seis edições olímpicas, só não esteve em Sydney e Pequim
Ele não é atleta, não briga por medalhas, mas é difícil alguém não conhecê-lo na arena do vôlei de praia. Afinal, desde Atlanta-1996 que Giovanni Marques faz parte da rotina olímpica . Figurinha carimbada também nos circuitos Brasileiro e Mundial, o paraibano vai para a sua quarta Olimpíada – nas últimas seis edições, só não esteve trabalhando em Sydney-2000 e Pequim-2008.
Giovanni é diretor de vôlei de praia da Federação Paraibana de Voleibol (FPV) e faz parte da comissão técnica da Confederação Brasileira de Voleibol desde 1991, e como tal, tem a missão de organizar o concorrido Circuito Nacional, um dos mais prestigiados do mundo. O know how adquirido nestes eventos internacionais o credenciou a fazer parte do seleto grupo de coordenadores da Rio 2016.
– O Brasil está bem representado com as duplas femininas Larissa/Talita e Agatha/Barbara e no masculino com Alison/Bruno e Evandro/Pedro Solberg. Todas com grandes chances de subirem no pódio. Com certeza uma medalha olímpica o Brasil conquistará – aposta Giovanni.
A equipe de coordenação do vôlei de praia começou a trabalhar nesta semana na arena do vôlei de praia. Giovanni vai comandar a equipe de voluntários e também na preparação das sete quadras montadas em Copacabana.
Outros dois paraibanos também vão trabalhar na arbitragem do vôlei de praia. Douglas Marques funcionará como assistente da equipe e Esdras Oliveira, que é árbitro internacional, atuará como juiz de linha. Para completar o time, segue na próxima semana para o Rio de Janeiro o presidente da FPV, Carlos Fernandes, que foi convidado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para acompanhar os jogos de vôlei de praia.
– Com certeza nossa terra paraibana se encherá de orgulho por ver estes desportistas fazendo parte do seleto grupo de pessoas que trabalharão nos Jogos Olímpicos Rio 2014 – finalizou Carlos Fernandes, o Cascatinha.
A “delegação paraibana” poderia ser ainda maior, já que a dupla Álvaro Filho/Vitor Felipe esteve na corrida olímpica e por pouco também não garante vaga – terminou em quarto lugar, atrás de Ricardo/Emanuel e das duas duplas classificadas no masculino. O torneio de vôlei de praia da Rio 2016 começa neste sábado, com os jogos da primeira fase.
