Colunistas

O Fim de uma Era – Por Thiago Braga

Não há como negar, que estamos chegando ao fim de um período político ao qual o país chega neste momento com o saldo positivo, podemos dizer assim? Ou estamos sendo otimistas demais? Isso só os acontecimentos futuros irão nos dizer. Porém, também não há como negar os avanços sociais e econômicos conquistados neste período, em que o Partido dos Trabalhadores esteve no comando do Brasil. Foram vários programas de governo que deram a oportunidade e acesso as pessoas mais carentes a ingressar numa universidade, a fazer um curso técnico, a ter acesso ao crédito, a comprar sua própria casa, enfim, programas sociais importantes que não foram bem aplicados, bem regrados, e acabaram, se tornando parte de uma mídia de governo populista, demagoga e eleitoreira.

A impressão que fica é que o PT chegou ao governo com um discurso e termina com outro. Chegou com o discurso de quem veio para fazer diferente, para mudar o país, para combater a corrupção e acabou se afundando em um mar de petróleo da Petrobrás e agora agoniza e tenta dar seus últimos suspiros. Acredito eu, que o PT até chegou bem intencionado ao poder, querendo realmente mudar alguma coisa, só que quando se deparou com um sistema político falido do Brasil, foi pelo caminho mais fácil, que é se render as chantagens do congresso nacional e pior, começou a querer sua “fatia do bolo”.

Nós estamos vivendo um momento histórico nesse país, nunca se houve tanta publicidade de escândalos de corrupção envolvendo todos os grandes partidos que “comandam” o Brasil, todos mesmo, não adianta querer apenas polarizar entre PT e PSDB, porque todos estão envolvidos e isso só ratifica a tese de que estamos vivendo num país governado por políticos corruptos em um sistema político eleitoral falido. E ai eu lhes pergunto, onde está a reforma eleitoral?

Tenho certeza de que a operação lava jato será um marco na história política do Brasil, e teremos a oportunidade de passar o país a limpo. Já se fala até em manter uma força tarefa de combate a corrupção permanente na polícia federal. Agora, tudo isso vai depender da própria classe política e esse é um grande problema no Brasil, pois, tudo que afeta a classe política, os próprios tratam de resolver a questão entre eles mesmos, agindo nas sombras e um exemplo disso, são o conteúdo das escutas divulgadas pela justiça federal, como sempre as coisas são resolvidas na base do “jeitinho brasileiro”, e aqui não estou discutindo se a divulgação foi legal ou ilegal, apenas analisando o fato e o conteúdo.

Por Thiago Braga.

 

Mais popular