Política

MDB anuncia pré-candidatura da Senadora Simone Tebet à Presidência da República

A senadora Simone Tebet foi oficializada como pré-candidata do MDB à Presidência da República nas eleições de 2022. A formalização aconteceu durante um ato em um hotel em Brasília. 

Simone é a 12ª pré-candidatura ao Palácio do Planalto, e a única mulher. Entre os nomes estão o então presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro (Podemos) e o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT). 

Entre os presentes no evento estavam o presidente do MDB, Baleia Rossi; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; além dos governadores do MDB Helder Barbalho (Pará) e Ibaneis Rocha (Distrito Federal). Os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do União Brasil, Luciano Bivar, também compareceram, e o Cidadania enviou um representante.

A decisão de lançar a senadora foi feita em novembro e anunciada pelo presidente da legenda, o deputado Baleia Rossi (SP). “A candidatura da Simone nasceu por uma vontade da nossa militância, que se identifica muito com ela: uma mulher séria, mãe e professora que sempre foi do MDB. De março para cá, conversei com dirigentes da sigla que concordaram com esse desafio para 2022”, disse, em comunicado na página do partido. 

Simone Tebet é senadora da República desde 2015. Foi vice-governadora, deputada estadual e prefeita de Três Lagoas (Mato Grosso do Sul). No Senado, foi a primeira mulher a comandar a Comissão de Constituição e Justiça e a primeira também a concorrer à Presidência do Senado. A parlamentar teve uma atuação de destaque durante a CPI da Pandemia. 

Durante o lançamento da pré-candidatura, foi exibido um vídeo do ex-presidente Michel Temer (2016-2018) no qual ele afirmou que o MDB deve pregar a “harmonia” do país. “Sugerir aos colegas e amigos do MDB que preguem a pacificação do país, preguem a harmonia do Brasil. O povo brasileiro quer isso. Tenho absoluta convicção de que o povo não quer pessoas que dividem o país. Nós, do MDB, sempre pregamos isso e espero que a senadora Simone continue nessa linha, que é fundamental para revelar a história do MDB, as posições do MDB”, afirmou Temer no vídeo.

Segundo o calendário da Justiça Eleitoral, o período de convenções e escolha de candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto de 2022. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

Mais popular