Eleições

Mais de 38 milhões voltam às urnas para escolher prefeitos de 57 cidades

Mais de 38,2 milhões de eleitores brasileiros voltam às urnas, neste domingo (29), para escolher o futuro comandante de 57 municípios brasileirospelos próximos quatro anos.

Assim como no primeiro turno, as zonas eleitorais ficam abertas das 7h às 17h, com as três primeiras horas destinadas preferencialmente para eleitores com mais de 60 anos.

Após falhas na divulgação dos resultados no primeiro turno, que ocorreu no último dia 15, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) garante que o ocorrido não se repetirá, o que deve permitir que todos brasileiros conheçam o futuro prefeito de suas cidades ainda hoje.

Os eleitores que não compareceram para votar no primeiro turno podem exercer seu direito de cidadão, porque os turnos correspondem a eleições independentes. Quem não compareceu às urnas no dia 15, no entanto tem até 60 dias para justificar a ausência à Justiça Eleitoral.

Para conhecer o local de votação, os eleitores podem acessar o aplicativo e-Título ou o site do TSE. Basta informar o CPF ou número do título de eleitor, o nome, a data de nascimento e o nome da mãe.

O uso de máscara facial segue obrigatório para entrar nas zonas eleitorais devido à pandemia do novo coronavírus. A proteção poderá ser removida apenas a pedido do mesário, para reconhecimento facial do eleitor.

Ao entrar na seção, o cidadão deve mostrar seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário, que verificará os dados de identificação a distância. Outro cuidado que cada eleitor pode adotar é o uso de uma caneta pessoal na hora de assinar o caderno de votação.

De acordo com o TSE, todos eleitores serão orientados a higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois da votação. A permanência nos locais de votação deve compreender apenas a identificação e a digitação do voto.

Mais popular