MANAUS – Um dia depois de ter derrotado a Inglaterra por 2 a 1, neste sábado, na Arena Amazônia, aqui em Manaus, na rodada de abertura do Grupo D da Copa do Mundo, a Itália tem um sério problema para seu próximo compromisso, na sexta-feira que vem, em Recife, contra a Costa Rica. O goleiro Buffon, que desfalcou a Azzurra na estreia, devido a um problema no tornozelo, é dúvida não só para este jogo, como também contra o Uruguai. Sua lesão é mais séria do que fora divulgado anteriormente.
– Ele será avaliado um dia após o outro – explicou o médico da seleção italiana, Enrico Castellacci, acrescentando que a lesão de tornozelo repercutiu no joelho, cujos ligamentos foram preservados. – Será reavaliado, está fazendo fisioterapia específica, e vamos decidir se terá de fazer radiografia. Estamos otimistas quanto à sua recuperação, mas não sei dizer se para enfrentar a Costa Rica. Não vamos pôr uma data-limite. Depois da lesão, ele me disse que estava muito contente, porque havia pensado de ficar de fora do próprio Mundial.
Aos 36 anos, Gianluigi Buffon espera disputar no Brasil sua quinta Copa do Mundo, depois das de 1998, na França; 2002, na Coreia do Sul e Japão; 2006, na Alemanha (campeão), e 2010, na África do Sul. Com cinco Copas, ele se igualará aos recordistas Carbajal, do México, e Matthäus, da Alemanha.
Enquanto Buffon luta para se recuperar, o atacante Balotelli estava feliz na noite de sábado, após ter marcado o gol da vitória sobre os ingleses, logo em sua primeira partida num Mundial. Dedicou o gol à noiva, Fanny Neguesha, e mostrou sua confiança na luta pelo pentacampeonato (Ita´lia foi campeã em 1934, 1938, 1982 e 2006).
– Eu nunca havia jogado uma Copa, e então esta é uma emoção única e fantástica. Vi as primeiras partidas, e não há equipe fraca. Mas não tememos ninguém. São os outros que devem temer a Itália – enfatizou ele, eleito em votação popular promovida por uma patrocinadora da Fifa como o craque da partida. – Em Manaus, as condições climáticas são extremas, bem diferentes das de Recife, onde faz calor, mas não tanto quanto aqui. Mas a Itália sofre sempre. É algo típico da nossa equipe. O importante é vencer, e vencemos.
Já o técnico Prandelli declarou que Balotelli, embora tenha feito o gol decisivo, ainda pode dar muito mais à Azzurra, e o jogador sabe disso. O treinador destacou na equipe a força de sua ala direita, onde atuaram muito bem o lateral Darmian e o meia-atacante Candreva, autor do cruzamento para o gol da vitória.
– O nosso lado direito funcionou muito bem. Darmian está entendendo o que queremos dele – explicou Prandelli, acrescentando que este se entrosou bem com Candreva.
Fonte: G1
