João Pessoa também vai falar de futebol durante a Copa do Mundo de 2014, mesmo sem receber jogos da competição. É que a capital paraibana será a única cidade da América Latina a recebera We Speak Football, uma exposição itinerantesobre a história dos mundiais e que acontece em solo paraibano entre os dias 3 de julho e 19 de outubro, na Estação Cabo Branco de Ciência, Arte e Cultura. O lançamento foi feito na manhã desta terça-feira, no local.
A We Speak Football é organizada pelos museus 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum e National Football Museum e vai percorrer outros oito países até 2022, quando a Copa do Mundo vai ser disputada no Catar. E a primeira cidade a receber os quase 500 itens da exposição será a capital paraibana. O diretor do Qatar Olympic and Sports Museum, Christian Wacker, explicou o motivo da escolha de João Pessoa durante o lançamento.
– Entre as cidades que poderiam sediar a We Speak Football, a capital paraibana foi a que teve amelhor proposta e está situada entre quatro cidades que vão sediar jogos da Copa (Natal, Recife, Salvador e Fortaleza). Eu não vejo a falta de jogos aqui como um defeito. Acredito que, exatamente por isso, a exposição vai ser um sucesso, pois não temos concorrência com outros eventos ligados à competição – contou Christian Wacker.
Quem for visitar a exposição vai ter a possibilidade de chegar perto de itens históricos relacionados ao esporte mais praticado no mundo. Como, por exemplo, uma das bolas usadas na final da primeira Copa do Mundo, em 1930, entre Uruguai e Argentina, em Montevidéu, e uma medalha de ouro da mesma competição. Além disso, a camisa original que Pelé usou no Mundial de 1958, na Suécia, e as réplicas da taça Jules Rimet e do primeiro livro de regras de futebol do globo, da Football Association e que foi escrito em 1863, também farão parte da exposição.
Além do acervo histórico, a We Speak Football vai contar também com uma parte interativa. Os visitantes vão poder fazer cobranças de pênaltis e treinar passes através de simuladores, jogar videogames e assistir a vídeos dos principais momentos da história dos mundiais.
De acordo com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, a vinda da exposição vai ser uma oportunidade para a cidade entrar na rota dos turista que virão para o país durante a Copa do Mundo.
– Vamos mostrar para o país e para o mundo que também temos vocação para o futebol. Vamos fazer um estudo, mas existe a possibilidade de aumentarmos a frota de ônibus ou criar uma linha especial que leve as pessoas para a estação Cabo Branco – disse Luciano Cartaxo.
A exposição vai passar por mais oito países além do Brasil até 2022, quando desembarca no Qatar. Canadá, França, Alemanha, Russia, Japão, Inglaterra e Coreia do Sul também vão receber a We Speak Footboall.