A 18ª rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (8), mostra empate técnico entre a aprovação (48%) e a desaprovação (49%) do governo Lula, retomando o patamar observado em janeiro. Desde maio, a aprovação vem se recuperando gradualmente. Os grupos que mais contribuem para o desempenho positivo são mulheres, eleitores entre 35 e 59 anos e pessoas sem posicionamento político definido. A avaliação geral do governo também melhorou: 33% avaliam positivamente a gestão, contra 37% que a consideram negativa.
Notícias sobre o governo – Desde maio, cresceu de 19% para 30% o número de pessoas que dizem ter visto mais notícias positivas do que negativas sobre o governo. Outros 46% afirmam ter visto mais notícias negativas e 20% dizem não ter visto nenhuma. Os temas mais lembrados foram o encontro entre Lula e Donald Trump na ONU, o discurso do presidente brasileiro na assembleia da organização e a reforma do Imposto de Renda.
Imposto de Renda – A reforma do IR foi o assunto mais conhecido, citado por 68% dos entrevistados. A medida tem ampla aprovação: 79% apoiam a isenção para quem ganha até R$ 5 mil mensais e 64% concordam com a taxação de 10% sobre ganhos anuais acima de R$ 600 mil. Para 49% das pessoas, a mudança trará uma pequena melhora financeira; 41% esperam uma melhora importante.
Encontro com Trump – O encontro entre Lula e Donald Trump foi conhecido por 57% dos entrevistados. Para quase metade (49%), Lula saiu politicamente fortalecido da reunião. Já 27% acreditam que ele ficou mais fraco, 10% não viram diferença e 14% não souberam responder.
Discurso na ONU – O discurso de Lula na assembleia da ONU foi conhecido por 44% dos entrevistados. Entre eles, 52% avaliaram a fala como boa e 34% como ruim. Entre os que não têm posição política, 49% consideraram o discurso positivo e 25%, negativo.
PEC da Blindagem – A maior parte dos entrevistados desconhecia a votação da PEC da Blindagem: 53% não souberam do tema, 60% ignoraram a aprovação na Câmara e 62% não acompanharam a rejeição no Senado. Para 39%, o governo saiu mais forte após o episódio; 30% acreditam que saiu enfraquecido.
Economia – As percepções sobre a economia variaram pouco. Para os próximos 12 meses, 43% esperam melhora e 35% preveem piora. Já 56% acreditam que o país segue na direção errada, enquanto 36% avaliam que está no caminho certo.
Metodologia – A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Jovem Pan – Foto: WILTON JUNIOR