Noticias Internacionais

Família encontra câmera escondida transmitindo imagens em streaming em casa alugada por Airbnb

Uma família que estava há 14 meses viajando pela Europa havia acabado de chegar na Irlanda, onde se hospedaram em uma casa, alugada pelo Airbnb. Andrew Barker, que é especialista em segurança da informação, estava escaneando a rede de wi-fi do imóvel, quando descobriu a surpresa: uma câmera escondida, transmitindo imagens em tempo real. Ele estava com a esposa, Nealie, com quatro filhos e uma sobrinha. O aparelho estava oculto e disfarçado com o que parecia ser um detector de fumaça ou de monóxido de carbono.

“Foi um choque. Um sentimento horrível”, disse Nealie, à emissora norte-americana CNN. Ela ligou, na hora, para o Airbnb para contar o que tinha acontecido. “Eles não tinham nenhuma orientação paraa nós pelo telefone. A atendente apenas disse que se cancelássemos em 14 dias, não teríamos nosso dinheiro de volta”.

Andrew ligou para o proprietário da casa, que, ao ser confrontado com a informação, simplesmente desligou o telefone. A família disse que ele se recusou a dizer se estava captando o áudio ou gravando as imagens. Eles, então, mudaram para um hotel próximo.

“Eles não entenderam a seriedade do assunto. Estavam tratando como um cancelamento normal”, disse Nealie, à emissora norte-americana. De acordo com ela, foi só quando eles postaram uma reclamação no Facebook e a imprensa da Nova Zelândia começou a falar do assunto, que o Airbnb baniu o anfitrião do sistema.

Em um comunicado enviado à CNN, a empresa informou: “A segurança e privacidade de nossa comunidade – online e offline – é nossa prioridade. As políticas do Airbnb proíbem estritamente as câmeras escondidas e levamos muito a sério as notificações dee qualquer violação. Removemos permanentemente esse mau agente de nossa plataforma”.

A família Barker, que continua viajando, está em Budapeste e hospedadada em uma casa alugada pelo Airbnb, mas Nealie disse que eles redobraram os cuidados.

Mais popular