Negócios

Empreendedorismo: o que é preciso saber antes de começar um negócio na internet

Mais do que uma oportunidade, o empreendedorismo pode até se tornar uma necessidade em um momento de crise. Especialmente numa crise que junta saúde e economia, que é a que estamos vivendo agora. Não à toa, o ano de 2020 pode ser aquele em que o Brasil registrou o maior número de empreendedores de sua história.

De janeiro a setembro, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 14,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Ou seja, 10,9 milhões de novos registros de pessoas que procuram ganhar dinheiro em seu próprio negócio. Boa parte deles parte para o varejo e a internet pode facilitar bastante o caminho desses novos empresários.

E principalmente baratear. Agora, não é mais necessário alugar uma loja, mobiliar, entre uma série de gastos. Tudo pode ser feito pela internet e com vendas tão grandes quanto com uma loja de rua ou shopping. Somente no primeiro semestre, as vendas na internet no Brasil cresceram 47% – a maior alta em 20 anos.

A quarentena ajudou, é verdade. Muitos foram forçados a fazer as primeiras compras online. Mas boa parte deles deve continuar. Se em 2019, apenas 5% das vendas no varejo eram feitas pela internet, o percentual esperado para 2020 é de 10%. E o número provavelmente continuará crescendo (mesmo que não em uma velocidade tão alta).

Por isso, na visão de Pedro Cardoso, vice-presidente de negócios e marketing da empresa de tecnologia e meios de pagamento GetNet, é preciso aproveitar a oportunidade. Mas também é preciso se atentar aos riscos.

“Empreender é um baita de exercício de se expor e de realização, mas é preciso planejamento e o empreendedor tem que entender como os clientes se comportam”, diz Cardoso.

Entre os cuidados estão, além da compreensão do perfil das pessoas que você quer vender, valorizar e saber expor o produto (mesmo que em um site) e ter as ferramentas certas para gestão das vendas – e do próprio negócio. Opções não faltam.

Para entender melhor, escute ao novo episódio do podcast “O que eu faço?”, apresentado por Fernando Nakagawa e Luciana Barreto.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

cnn

Mais popular