Cadeia

“Coordenador” do MTST é preso depois de invadir propriedade em Montes Claros (MG)

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) prendeu nesta quarta-feira, 18, o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Jairo dos Santos Pereira, por ter cometido esbulho possessório. Na prática, isso significa privar alguém de exercer a posse de um bem legítimo.

Na sexta-feira 13, aproximadamente 30 militantes do MTST invadiram uma propriedade de pequeno porte na cidade de Montes Claros (MG), localizada a 330 quilômetros de Belo Horizonte, e acabaram expulsos pelos moradores. Pereira foi um dos principais responsáveis pelo ato. Outros importantes líderes estaduais do movimento, como Iago e Pablo, também estão encarcerados.

Sem enfrentar resistência, visto que o proprietário não estava presente em seu terreno no momento da invasão, os militantes tomaram o local e instalaram um acampamento. Dezenas de barracas foram construídas, pequenas cozinhas foram improvisadas.

Halex Athayde, o dono da propriedade, chegou ao local apenas na manhã de sábado 14. Por estar sozinho, resolveu pedir o apoio de civis, empresários e produtores rurais do município. Aproximadamente cem moradores se reuniram para tentar negociar com os representantes estaduais do movimento a saída dos invasores. Mas não houve acordo.

Como resultado, o proprietário fechou todas as entradas e as saídas do terreno. Ninguém sairia do local. A conversa voltaria a ocorrer no domingo 15.

Os mesmos empresários e produtores rurais voltaram ao terreno na manhã do dia seguinte e solicitaram pacificamente a retirada dos invasores. E ouviram dos coordenadores estaduais do MTST, Jairo dos Santos Pereira e Marcia Melo, que procurassem a Justiça e pedissem reintegração de posse.

Depois do fracasso nas duas tentativas de negociação com os coordenadores estaduais do MTST, os próprios moradores decidiram pôr fim à invasão. As barracas foram desmontadas, as cozinhas improvisadas sumiram.

Halex Athayde reassumiu o controle do terreno na tarde do domingo 15.

Revista Oeste

https://portals1.com.br/wp-content/uploads/2022/04/970X50.gif

Mais popular