Senna

Audi acha segunda curva ‘S do Senna’, agora em Ribeirão Pires

Em celebração aos 30 anos da marca, e em homenagem ao nosso eterno tricampeão de Fórmula 1, Ayrton Senna, um dos responsáveis por trazer a alemã para o Brasil, a Audi está em busca de curvas similares ao famoso “S do Senna”, criado pelo próprio piloto para o traçado da pista do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, capital, por todo o país.

A montadora anuncia a descoberta de uma nova curva “S”, agora situada em Ribeirão Pires, na estrada Vereadora Mercedes D’Orto, em São Paulo. O primeiro “S” fora de Interlagos foi anunciado em setembro, na cidade de Urubici, Santa Catarina. 

Segundo a Audi, localizado na região rural do município, o trecho mapeado tem mais de 92% de similaridade com a curva original do autódromo. A via é conhecida por atrair praticantes de ciclismo e caminhadas aos finais de semana, além de ser considerada uma rota do ecoturismo paulista devido à presença de cachoeiras e trilhas próximas à região.

Para selecionar a curva, foram levados em consideração o comprimento, o traçado (levando em conta o ângulo e a extensão das retas) e a direção que os carros percorrem. A ação da Audi tem como parceiros a agência Id\TBWA e o estúdio de inovação digital Bolha, que desenvolveu algoritmos avançados para analisar as curvas das estradas e calcular uma porcentagem de similaridade com o “S do Senna”.

Para Gerold Pillekamp, head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil, a homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1 com o lançamento da curva em Ribeirão Pires é uma forma de levar o legado além de Interlagos. 

“Da mesma forma que o Senna trouxe a Audi ao Brasil, estamos retribuindo ao levar a curva do Senna para inúmeras regiões do país. O lançamento desta curva em uma cidade da Região Metropolitana de São Paulo reforça o quanto queremos seguir construindo uma história em comum com o Senna e esse projeto caminha no sentido de fortalecimento e perpetuação do seu legado, que segue pulsando o coração de milhões de brasileiros.”

Embora seja conhecida pelo nome do piloto, a história por trás da criação do “S do Senna” não é amplamente conhecida. Idealizada por Ayrton, na reforma que modernizou o autódromo de Interlagos em 1989, ela é considerada um dos legados do piloto para o automobilismo. 

No mapeamento inédito, a primeira curva revelada está localizada na rodovia SC-110, em Urubici, local em que há um mirante para as pessoas contemplarem a vista da serra. A homenagem é destacada no documentário “O Legado do S”.

Mais popular