A popularidade do governador Cláudio Castro (PL) chegou ao ponto mais alto desde 2022, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º).
De acordo com o levantamento, 40% dos moradores do Rio de Janeiro e da região metropolitana consideram sua gestão ótima ou boa, enquanto 34% classificam o trabalho como ruim ou péssimo — o índice mais elevado de desaprovação já registrado. Outros 23% avaliaram o governo como regular, o menor percentual do período.
A atuação do governador na área da segurança pública, especialmente após a operação Contenção — considerada a mais letal da história do país, com 121 mortos —, obteve 37% de aprovação. Já 25% avaliaram a ação como regular e 37% a consideraram péssima.
O Datafolha entrevistou 626 pessoas com 16 anos ou mais por telefone, nos dias 30 e 31 de outubro, na capital e na região metropolitana do Rio.
A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos. Na cidade do Rio, a aprovação cai para 30%, dentro de uma margem de cinco pontos, enquanto no Grande Rio sobe para 51%, com margem de seis pontos. A reprovação chega a 39% na capital e 28% nas demais cidades.
O apoio ao governo é mais alto entre os homens (49%) do que entre as mulheres (32%). Entre eleitores de Jair Bolsonaro (PL), aliado político de Castro, a taxa de aprovação dispara para 67%, enquanto entre os que votaram em Lula (PT) despenca para 17%.