Gastronomia Cafe 17

Confira as melhores dicas para fazer um churrasco

Existem algumas paixões nacionais e a Copa do Mundo promete reunir três delas: futebol, churrasco e cerveja. Para a data, o Restaurante e Cafeteria Cafe 17 ensina alguns macetes na hora de preparar o churrasco.

Para quem ama churrasco, a qualidade da carne e a escolha correta dos cortes é parte importantíssima no resultado final. “A picanha é a rainha das carnes, ela não pode faltar”. Ainda tem outros cortes, como a costela, a fraldinha, o contrafilé e o cupim. Ainda temos alguns cortes mais modernos, mas que são muito bons, como o bife ancho ou o steak de picanha.

Sobre as características da carne, o ideal é comprar a carne em um açougue onde a carne seja manejada na hora. “O ideal é que o produto seja cortado na hora, na frente do cliente”, ensina. Cuidado com as carnes a vácuo, comuns no mercado, é importante que a carne esteja seca: “Aquele suco solto no saquinho pode significar que a carne está há muito tempo guardada ou perdeu temperatura”, alerta.

Vários especialistas ainda alerta que quando é a carne está branca, o boi tende a ser novo, mas no caso das gorduras amarelas a carne é, normalmente de um animal mais velho, o que resulta em uma carne menos macia.

Dicas de ouro

Não leve gato por lembre

A picanha é uma peça de cerca de 20cm e pesa, em geral, até 1,2kg. Existe variação entre o peso das peças dependendo da raça, mas o peso total não costuma passar de 1,5kg. Mais que isso, o cliente deve estar levando um pedaço de coxão duro junto da picanha.

Calor no coração

O carvão bem aceso pode ser o diferencial entre um churrasco de sucesso e uma carne mal-assada e suja. A brasa deve estar totalmente acesa, mas sem chamas. Pontos sem acender podem levantar fuligem. Já as chamas acesas queimam a carne.

Vegano também come churrasco!

O carvão agrega o sabor defumado ao que é preparado na churrasqueira e os legumes costumam ficar muito saborosos. Existem algumas opções para quem é vegano, como um espetinho de legumes ou um refogadinho feito em uma frigideira colocada na churrasqueira. Experimente usar abobrinha, berinjela, pimentão, tomate e cebola.

Quanto come uma pessoa?

Errar a quantidade de carne é um clássico dos churrascos. Vamos calcular, com folga, 500g de carne por pessoa: metade bovina, metade linguiça, asinha de frango, coração… Com o que sobrar, poderemos fazer um arroz carreteiro!!!

 

 

 

Restaurante & Cafeteria Cafe 17

Rua Conselheiro Henrique, 17 – Centro

@cafe_17

 

Mais popular