Judiciario

Novo sistema de emissão de certidão online começa a funcionar em fase experimental

O novo sistema de certidão online do Telejudiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba já está sendo utilizado em caráter experimental. Denominado ‘CERTO’, o programa foi apresentado pela Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB no dia 25 de agosto e, nessa terça-feira (12), passou a funcionar em fase de teste. O projeto objetiva agilizar o atendimento às pessoas físicas e jurídicas que utilizam os serviços do Telejudiciário.

O gerente do setor, Cláudio Alves de Ataíde, explica que o usuário já pode solicitar as certidões no novo modelo que, apesar de estar em fase experimental, já apresenta novidades. “A certidão agora é unificada. Antes, era necessário buscar a certidão complementar do Processo Judicial eletrônico (PJe), que não estava inserida na certidão emitida pelo Telejudiciário. Agora, com o novo sistema, foram unificadas todas as bases processuais, o que resulta na emissão de uma única certidão, expedida via internet”, afirma.

No modelo de emissão anterior, o interessado fazia a solicitação do documento, preenchendo seus dados no portal do TJPB, gerando um protocolo utilizado pelo Telejudiciário. Através dele, os funcionários do setor, com acesso à solicitação, davam início às pesquisas (em até oito bases de dados diferentes) necessárias para disponibilização do documento, podendo levar alguns dias. Ao final do processo, o cidadão entrava no portal e usava o número de protocolo para obter a certidão.

Com o ‘CERTO’, a pesquisa integrada entre todas as bases de dados é realizada automaticamente, tão logo a solicitação seja realizada. No entanto, nesse momento de transição para o novo sistema, as certidões estão sendo retidas e são direcionadas ao banco de dados do Telejudiciário para ser feita a análise, em comparativo com o método tradicional, conforme esclarece o gerente.

“Como estamos comparando, o sistema online está disponível para pedir e receber os documentos, mas o solicitante só receberá depois que passar pelo crivo dos emitentes, que estão fazendo um trabalho minucioso no intuito de aprimorar o programa. Estamos fazendo isso, principalmente, por questões de segurança, para acompanhar a eficiência do sistema”, acrescenta Cláudio Ataíde.

Agora, quando acessar a Solicitação Online de Certidão Estadual, o usuário será redirecionado para a página do ‘CERTO’, onde consta o seguinte aviso: “No dia 12 de setembro de 2017, fica disponível ao público o novo sistema de Certidões Online do Tribunal de Justiça da Paraíba. Contudo, dado o período de transição necessário entre o atual e o novo sistema, pelo prazo de 40 dias, os dois se manterão ativos”.

O gerente do Telejudiciário afirma que, desde que o sistema entrou no ar, quase 1.000 solicitações foram feitas. Mas, por ser um período de transição, pode haver algum transtorno. Caso os usuários encontrem alguma dificuldade ou tenham dúvidas de como proceder, podem entrar em contato pelos telefones (83) 3216-1461 ou 3216-1440, ou por e-mail: getel@tjpb.jus.br.

“Após essa análise, e feitos os aperfeiçoamentos, a emissão das certidões acontecerá, automaticamente, no momento da solicitação, cumprindo a proposta do novo método”, conclui o gerente Cláudio Ataíde.

Mais popular