Após 15 meses, finalmente a prefeitura municipal de João Pessoa (PMJP) anunciou, no final da tarde desta segunda-feira (14), que irá inaugurar nesta terça-feira (15), a partir das 09h00, um recinto projetado especialmente para a elefanta Lady no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). Segundo a PMJP, o local oferece área para banho de sol, caminhadas, tanque, ambiente para cambiamento e, caso o animal não queira se expor, uma área de escape, revestida em madeira para garantir condições climáticas ideais e também privacidade e sossego.
Nascida em cativeiro, a elefanta Lady passou os últimos anos como uma das principais atrações do Circo Europeu Internacional, até ser doada a PMJP. em abril de 2013. Atualmente, ela está com 40 anos.
Depois de quase um mês da previsão inicial para a chegada de Lady em seu recinto definitivo, a prefeitura anunciou que o animal seria transferido para a Bica, mas que passaria por um período de adaptação de quatro meses num cativeiro provisório até que fosse relocada.
A expectativa da criançada pessoense, que aguardava finalmente a ‘liberação’ da elefanta, se tornou frustração após ver mais uma data para essa visita sendo remarcada, já que a nova previsão seria para, no máximo, o mês de janeiro deste ano.
Em janeiro, novamente a prefeitura da capital, em nota, assegurou a entrega das obras e a transferência de Lady para o mês de fevereiro, o que, como sabemos, não aconteceu. No final do mês de fevereiro, mais uma nota da Secom do município, desta feita, informando que o prazo para conclusão das obras seria o mês de março, após readequações que seriam feitas no projeto.
‘De tanto esperar’, a elefanta Lady deu um grande susto aos frequentadores da Bica no dia 23 de abril deste ano ao destruir parte da estrutura do local que a abrigava. Especialistas explicaram, à época, que apesar de dócil, o animal reagiu dessa forma por conta do estresse a que estava submetido, principalmente pela falta de condições do local.
Após o episódio, a prefeitura lançou mão de novo comunicado em 24 de abril para reforçar o cuidado e zelo que dispensavam à elefanta, e que precisou alterar o planejamento da obra. Esta tinha sido a última vez que a prefeitura se reportou ao assunto, até que no início da noite de hoje, após a matéria do Portal MaisPB, a PMJP anunciou que o novo ambiente para o animal será inagurado nesta terça.
maispb