Para o governador essa atitude dos seus adversários se encaixa na expressão popular ‘procurar chifre em cabeça de cavalo’.
Defensor da celeridade nas obras de Transposição do Rio São Francisco, principalmente as que vão beneficiar o Estado da Paraíba, a exemplo, nas do Eixo Leste, o governador Ricardo Coutinho (PSB), desmentiu publicamente boatos de adversários políticos que disseram em entrevistas à imprensa que o Estado estaria inviabilizando a Transposição, devido a não conclusão de uma obra de saneamento básico em Monteiro. “Estão colocando chifre em cabeça de cavalo”, desabafou RC.
Para o governador essa atitude dos seus adversários se encaixa na expressão popular ‘procurar chifre em cabeça de cavalo’. “Eu ouvi um deputado dizendo que a Transposição poderia atrasar, porque o saneamento básico em Monteiro estaria atrasado. Primeiro o saneamento básico nessa cidade não é de responsabilidade do Estado, mas sim da prefeitura que tem um convênio com a Funasa”, disse o governador, destacando ainda que parte de Monteiro já é saneada pela Cagepa. “Se tem algum atraso, ao invés de colocar a culpa no colo do Estado que não tem nenhuma ascendência sobre isso, era importante que fossem em busca os motivos do atraso da prefeitura”, afirmou RC.
Ainda segundo RC, mesmo com atraso devido à omissão da prefeitura não existe nada de proibitivo que impeça a celeridade das obras da Transposição. “Se nenhum litro de esgoto de Monteiro fosse tratado e hoje é, as águas da Transposição poderiam chegar, porque isso significaria 0,1% das águas que entrariam estariam contaminadas. O que está faltando primeiro é a conclusão da obra da Transposição e após isso resolver o grave problema de Boqueirão que está com apenas 6,2% da sua capacidade. Para isso é necessário a execução de uma obra de rebaixamento nos açudes de Porções e de Camalaú, que são de responsabilidade do Dnocs, bem como a limpeza da calha do Rio Paraíba que cabe ao Estado, cujo o projeto já foi feito”, finalizou.
Em Maio deste ano a ex-presidenta Dilma Rousseff visitou, a estação de bombeamento (EBI-2) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Cabrobró (PE), ao lado do governador Ricardo Coutinho (PSB).
PB Agora
