O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) utilizou a crise vivida pela segurança pública em toda a Paraíba para apontar a principal deficiência na administração estadual de acordo com seu ponto de vista. O senador garantiu que o estilo “belicoso” do governador e o “enfretamento” ao invés do diálogo não trarão solução para os números da violência que são crescentes e preocupam a população.
Cássio disse que a postura ideal para quem ocupa um cargo de gestão é minimizar os problemas: “Com o estilo que Ricardo vem adotando de governo onde não há espaço para um debate sereno, tranquilo dos problemas do Estado, o enfrentamento constante que se faz porque Ricardo tem uma característica, ao contrário do que se imagina que se deve ser feito por um governador, um prefeito ou gerente de uma loja, quem tem função de gestão quando recebe um problema tenta resolver ou pelo menos diminuir. Muitas vezes Ricardo faz o contrário, ele aumenta o problema pelo estilo belicoso que ele tem, pelo estilo de confronto permanente, pela forma como ele age de não conseguir conviver com o contraditório”, disparou.
Este estilo, na visão de Cássio, é o motivo para a rejeição de Ricardo Coutinho apontando em todas as pesquisas de avaliação divulgadas até o momento: “O governo pode ter uma avaliação positiva e o governante não. Isso explica a rejeição, porque é preciso se entender que os problemas precisam ser resolvidos. Senão resolvidos em todo pelo menos em parte”, acrescentou.
A redução no número dos quadros da Polícia Civil foi destacada pelo senador tucano: “Vou dar um exemplo concreto de um problema grave que a Paraíba enfrenta que é a segurança pública, você tem várias razões para explicar as dificuldades sérias que estamos enfrentando na atualidade, um deles é a redução do quadro da Polícia Civil. Como é que você pode imaginar que quatro depois a Polícia Civil é menor em mais de 1300 pessoas do que o quadro que tínhamos. Consequência direta: delegacia fechadas.”
Cássio disse que dentro das ações de governo estava prevista a continuação do cronograma de concursos e contratações de todas as categorias da Segurança: “O governo deixou de cumprir o cronograma de concursos iniciados no meu governo. Nós acabamos com a figura do delegado comissionado, o chamado delegado calça curta, fizemos concurso para todos os delegados para fortalecer a Polícia Civil e com o passar do tempo, em 2006 chegava a 2544 servidores, em 2012 houve a redução para 1854, o que impede até por falta de pessoal o funcionamento da delegacia. Delegacia tem que estar aberta 24 horas”, defendeu o senador.
As provocações do governador em resposta a decisão da justiça de reabrir as delegacias, para Cássio, não irão resolver o problema da segurança na Paraíba: “A justiça determinou que o governo tome providência para reabrir as delegacias e o que foi que o governador fez? Ao invés de buscar meios para cumprir a determinação judicial, não, ele aumenta o problema se confrontando com a decisão da justiça com ironia dizendo para abrir os Fóruns também. E fórum judicial não tem nada a ver com delegacia, são duas funções distintas apesar de compor um sistema de segurança como um todo, mas com natureza absolutamente diversa, então essa característica não contribui para a solução de problemas”, concluiu.
Polêmica Paraíba
