Dois painéis abriram a programação do VI Encontro Nacional de Aposentandos, Aposentados e Pensionistas dos Fiscos Estaduais e Distrital, Enape, na tarde desta quinta-feira (29), no auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa.
O primeiro painel versou sobre Planejamento Financeiro e Qualidade de Vida, sendo abordado por José Admilson Fagundes de Oliveira (educador financeiro e Auditor Fiscal do Tesouro Estadual-PE) e Luiz Augusto Barreto Vinholis (médico, cientista e pesquisador da alimentação).
José Admilson afirmou que crenças, valores e princípios são norteadores da nossa relação com o dinheiro. Entre outros fatores para os gastos, ele destacou o crédito fácil, oferecido pelo mercado; a falta de educação financeira, pois guardamos ainda as lições dos nossos pais; propagandas, uma vez que a mídia nos faz consumidores e que se não soubermos lidar, vai nos trazer enormes prejuízos. Quanto aos gastos quando o servidor se aposenta, na avaliação dele, tende a diminuir transporte, vestuário e, aumentar, gastos com saúde lazer, refeições fora de casa e viagens.
Na sequência do painel, o médico Luiz Augusto Vinholis, abordou o tema doenças degenerativas e suas conseqüências no ser humano. Adepto dos métodos de tratamento de saúde por meio da medicina chinesa e ayuvérdica (indiana) que trata da longevidade, Vinholis, propõe a recuperação da saúde por meio da desintoxicação orgânica, retirando radicais livres e toxinas.
No segundo painel da tarde, a professora e gerontóloga, Conceição Batista, tratou acerca do preparo emocional, econômico e social, visando a melhoria da qualidade de vida, durante o processo de aposentadoria. Ela destacou a necessidade de se planejar o futuro, para promoção da re-significação da vida, nesta nova fase.
A gerontóloga explica que o processo de envelhecimento e redução dos proventos são comumente associados ao sentimento de desvalia, solidão, dependência, incapacidades e improdutividade, em uma cultura de valorização do ser produtivo, econômica e socialmente. Todos os painéis da tarde foram seguidos de debates.
Sindifisco