Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nessa quinta-feira (15), de uma reunião com autoridades ligadas ao combate ao crime organizado, incluindo o novo ministro da Justiça, Wellington Lima e Silva.
O encontro reuniu também Alexandre de Moraes e o diretor da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, dias depois de Moraes abrir investigação sobre supostos vazamentos fiscais envolvendo sua família no contexto do Banco Master.
Segundo o ministro da Justiça, a reunião firmou um compromisso de atuação conjunta entre órgãos de Estado no combate ao crime organizado, sem que o caso Banco Master fosse o tema central.
A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) reforçou que a reunião se concentrou no combate ao crime organizado. Também participaram do encontro os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação), o diretor do Banco Central Gabriel Galípolo, o procurador-geral da República Paulo Gonet, o diretor-geral da Polícia Federal Andrei Rodrigues e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda Dario Durigan.
O novo ministro afirmou que o compromisso entre os órgãos respeitará a autonomia de cada instituição e negou que a reunião tenha sido convocada por supostas falhas nas ações de combate ao crime.
Embora o encontro não estivesse inicialmente na agenda oficial de Lula, a reunião ocorreu em meio a tensões entre integrantes do Supremo e órgãos federais de investigação.
O objetivo, segundo Wellington Lima e Silva, é aumentar a efetividade das medidas contra o crime organizado, garantindo a proteção da população.
Ainda nesta quinta, o ministro se reunirá com secretários especiais para definir ações conjuntas entre os Poderes e demais instituições. “Nós não podemos falar de racionalidade, de articulação, de integração, se estabelecermos um teto baixo para essas iniciativas.
A única forma de viabilizar essa integração e articulação em longo alcance é envolvendo esses parceiros, que são fundamentalmente comprometidos com esse propósito”, concluiu.
Foto: Palácio do Planalto; Fonte: Folha de SP