Brasil

Presidente defende “sistema de apuração que não deixe dúvidas”

O presidente Jair Bolsonaro afirmou a apoiadores nesta segunda-feira (16) que o sistema de apuração atual do Brasil não traz segurança e não há garantias de que o voto dado pelo eleitor vá para o candidato escolhido. 

“Nós temos que ter um sistema de apuração que não deixe dúvidas. Tem que ser confiavel e rápido. Não deixar margens para suposições”

Bolsonaro observou que não conhece nenhum lugar no mundo que use o sistema utilizado no Brasil e lembrou sua defesa de retorno do voto impresso nas eleições. Um clamor da população, segundo ele.

“Tinha proposta, o Supremo considerou inconstitucional voto imprenso. Tem proposta de emenda à Constituição na Câmara. Se nós não tivermos uma forma confiável de apurar as eleições, a dúvida vai sempre permanecer”, comentou. “Nós devemos atender à população. Eles querem um sistema de apuração que possa demorar um pouco mais, mas que seja garantido que o voto que essa pessoa deu vá para aquela pessoa de fato.”

 O presidente deu esta declaração devido a demora na apuração em algumas cidades na eleição deste domingo (15). Houve um atraso apenas na divulgação dos números, como e São Paulo, por exemplo. A lentidão aconteceu por um problema técnico num dos supercomputadores do TSE. Não houve nenhuma perda de dados e nenhuma evidência de que o sistema tenha falhas. Também aconteceu uma tentativa de ataque de hackers, mas que foi completamente neutralizada.

Bolsonaro também disse que o Brasil seria o único país com o sistema de votação por urnas eletrônicas, mas outras nações também utilizam este método, como a França, Argentina, Rússia, México e Índia. Os Estados Unidos possuem urnas eletrônicas em alguns Estados.

R7

Mais popular