Lula (PT) voltou a atacar à Operação Lava Jato, maior operação de combate à corrupção do país, ao classificá-la como a “grande mentira do século XXI” no Brasil.
Condenado em processos da Lava Jato e posteriormente beneficiado por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou condenações relacionadas aos casos conduzidos em Curitiba, Lula afirmou que a operação foi sustentada por “interesses políticos e pelo apoio de setores da imprensa”.
A declaração foi dada durante entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, nesta sexta-feira (22).
Durante a entrevista, o petista também atacou o senador Sergio Moro (PL-PR), que atuava como juiz federal responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância na Justiça Federal de Curitiba, e o ex-procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF).
Lula chamou ambos de “monstros” e acusou os meios de comunicação de terem “fomentado” suas atuações.
Lula afirmou ainda que a operação teria provocado danos econômicos ao país ao atingir grandes empresas investigadas. Segundo ele, “o objetivo era quebrar as empresas”, o que teria contribuído para a perda de milhões de empregos.
“Não provaram nada. Quebraram muitas empresas, porque, quando uma empresa pratica um ato de corrupção, você prende o dono da empresa e deixa a empresa gerando emprego. Mas aqui o objetivo era quebrar as empresas, a serviço de quem? Quatro milhões de empregos foram desmontados com todo aquele problema da Lava Jato, a serviço de quem? Então, eu não vi ninguém pedir desculpa”, disparou.
Fonte: DP – Mael Vale – Foto: Foto: Ricardo Stuckert/PR)