Política

Você sabia? Afastamento de Aécio Neves pode ser revertido por articulação no Senado

O afastamento de Aécio Neves do cargo de senador da República pode ser mais breve do que se imaginava. Um grupo de senadores já estaria discutindo uma estratégia para desobedecer a decisão do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), que emitiu a liminar determinando o afastamento do tucano.

A decisão veio logo após a revelação de gravações de conversas entre o senador afastado e o empresário da JBS, Joesley Batista, em que Aécio aparece pedindo R$ 2 milhões em propina. A irmã dele, Andreia Neves, e o primo, Frederico Pacheco, estão presos desde quinta-feira.

“A estratégia, já discutida por alguns senadores, prevê que a defesa de Aécio recorra à Mesa do Senado questionando a validade da medida. A Mesa então responderia que não há previsão constitucional para a suspensão, mantendo Aécio no cargo”, afirma a jornalista. Ela cita ainda um senador não identificado, mas que seria influente na Casa: “Em nenhum lugar do mundo um parlamentar seria afastado nessas condições, muito menos por meio de liminar”.

No final do ano passado, o Senado já havia desafiado uma decisão do STF ao manter Renan Calheiros (PMDB), então presidente da Casa, apesar de uma liminar do ministro Marco Aurélio Mello pedindo seu afastamento.

Folha

Mais popular