Os soldados que compõem a tropa do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) aparecem descansando e rindo durante a invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro.
As imagens divulgadas a mando do Supremo Tribunal Federal (STF) revelam dez militares no Anexo I do edifício enquanto a sede do Executivo é depredada.
O vídeo, capturado pelas câmeras do palácio, mostra os militares conversando e mexendo nos celulares por quase uma hora.
Armados, de capacete e escudo, o grupo fica no local junto aos funcionários já presentes. O clima é de descontração e eles chegam a dar risadas. Alguns se sentam e deixam os capacetes em cima da mesa e os escudos escorados na parede.
Às 16h35, militares da Força Nacional passam com pressa, acompanhados de cães farejadores. Os homens do GSI observam, mas saem do saguão somente às 17h15, em direção à ala A do Palácio, após, ao que sugerem as imagens, receberem orientações de um superior que chega ao local com caixas. Neste momento, começavam as prisões dos invasores no Palácio.
Veja o vídeo
Revista Oeste