Em entrevista concedida à rádio CBN João Pessoana manhã desta segunda-feira, 31 de março, o procurador do Ministério Público Valberto Lira explicou a decisão de clássicos do Campeonato Paraibano com torcida única. O jogo Treze x Botafogo – PB realizado ontem no estádio Presidente Vargas em Campina Grande com vitória da equipe campinense foi o primeiro a adotar tal medida nessa temporada.
A decisão será adotada em todos os clássicosenvolvendo os times do Botafogo – PB, do Treze e do Campinense, em jogos nos estádios do Almeidão, do Amigão e do Presidente Vargas, que contarão apenas com a torcida do time mandante. Segundo o procurador Valberto, essa medida foi tomada por questão de segurança, já que as principais praças esportivas da Paraíba, o Almeidão e o Amigão encontram-se com a capacidade reduzida por causa das reformas estruturais ao qual estão sendo submetidos, e o Presidente Vargas é um estádio pequeno e não possui um setor seguro para a torcida adversária. “Como poderíamos querer colocar nesses espaços reduzidos torcidas entre si rivais, então isso é bom-senso”, enfatiza Valberto.
Apesar de o Estatuto do Torcedor definir que a torcida visitante tem direito a 10% da carga de ingressos disponível, outro fator que prejudica o não cumprimento dessa determinação é a falta de espaços disponíveis nos estádios para as torcidas visitantes, por conta das reformas. “Aonde é que nós vamos colocar (a torcida visitante) se nós não temos divisão física naquele estádio?”, indaga Valberto Lira.
Ele conclui ressaltando a preocupação do Ministério Público com o torcedor, afirmando que não pode permitir, sob hipótese alguma, que os torcedores passem por situação de risco, de natureza violenta ou de sofrimento na praça esportiva.
da Redação