De férias em João Pessoa há mais de 20 dias, o atacante Val Baiano está sem clube desde que deixou a Penapolense-SP no fim do ano passado. Enquanto não acerta com um novo time, o maior artilheiro na história da Série B, com 54 gols, intensifica a preparação em dois períodos para manter a forma. Ele relembra sua passagem pelo Flamengo (entre 2010 e 2011), o seu time do coração, lamenta não ter ficado mais tempo na Gávea, mas diz que quer usar toda sua experiência para retomar a carreira o mais rápidopossível.
O atacante fala com muito carinho sobre seus tempos de Fla, e garante que não guarda mágoas. Mas ao mesmo tempo declara que em sua opinião ainda tinha espaço para ele naquele time.
– Só agradeço a Deus por ter jogado no Flamengo. O clube que amo. Graças a Deus deixei bastantes amigos lá e sempre demonstram um grande carinho por mim. Passei um ano e dois meses no Flamengo. O contrato era maior, mas o Luxemburgo chegou e preferiu optar por outros jogadores. Respeito a opinião dele. Mas acho que poderia ter tido mais oportunidade. Ele até falou que iria contar comigo e depois não entendi o motivo de ter me dispensado. Mas não tenho nada contra ele – relembra.
Agora, contudo, diz que só lhe resta buscar novos rumos. E ele garante que recebeu proposta de alguns times e que espera definir o seu futuro para a temporada 2014 até o final desta próxima semana.
– Temos alguns clubes em vista, do Brasil e de fora também. Aproveitei a oportunidade em João Pessoa, inclusive, para renovar meu passaporte, que estava vencido – comentou, em tom esperançoso.
Casado há oito anos, Val Baiano visita pela primeira vez a capital paraibana, aproveitando que seus sogros moram na cidade.
– Estou sempre viajando, sempre jogando, e as vezes as férias são curtas. Sempre a gente passa em Salvador ou em Fortaleza, onde temos residência. Mas agora aproveitamos essa folga maior para poder vir por aqui também. Já fazia muito tempo que minha esposa não passava um período desse com os pais – disse Val Baiano.
Aproveitando a ‘folga’, o baiano não esquece de manter a forma. Na parte da manhã e da tarde, ele faz a preparação na Praia do Cabo Branco e também na academia do campeão olímpico de vôleide praia, Ricardo. Sempre com o auxílio de um personal trainer. O treinamento consiste em parte aeróbica, de musculação e também de resistência.
– As competições já começaram, como a Copa do Nordeste e os estaduais. Então temos que estar prontos para chegar preparado para jogar. Na forma que estou, acho que com no máximo três ou quatro dias de trabalho com bola já fico apto para entrar em campo. Estou trabalhando forte.
Paquera com o Botafogo-PB
No começo desta semana, surgiram rumores de que o atacante poderia acertar com o Botafogo-PB em breve. Os boatos começaram depois de uma visita de Val Baiano a concentração do time paraibano nas vésperas da estreia da equipe contra o Sport pela Copa do Nordeste.
– Nunca tive conversa com nenhum dirigente do Botafogo. Conheço o treinador Marcelo Vilar apenas de vê-lo trabalhar. Fui na concentração apenas para rever os meus amigos. Lenílson, Frontini, Warley, que são jogadores que eu já conheço. Já tive contato com eles outras vezes. Fui lá visitá-los na véspera do jogo que tiveram aqui – afirmou.
Mesmo assim, Val Baiano não deixou de elogiar o Belo. Após a eliminação na primeira fase na Copa do Nordeste, o time ainda vai disputar em 2014 o Campeonato Paraibano, a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.
– O Botafogo está bem. Espero que possa ter bastante felicidade na Série C. João Pessoa merece um time, pelo menos, na segunda divisão do Brasileiro. É muito bom para a cidade – concluiu.