O clássico começou bastante equilibrado e a primeira grande chance criada foi aos nove minutos, quando Sturridge puxou um contra-ataque. Para evitar o avanço, Godin bateu com a mão na bola e levou amarelo pouco antes da entrada da área. Rooney bateu a falta e a bola passou muito perto do gol de Muslera. A Inglaterra passou a ter maior domínio das ações. Uruguai apostava em lançamentos para Luis Suárez e Cavani.
Nos 20 primeiros minutos, o time inglês tinha mais posse de bola (56%), mas não conseguia invadir a defesa adversária. O Uruguai também tinha dificuldades e apenas aos 25 min Cavani conseguiu chutar com perigo, após cobrança de escanteio.
Mas as boas oportunidades saíam das bolas paradas. O Uruguai, em 25 minutos, já havia cometido seis faltas. Numa delas, quase o placar abriu, quando Gerrard alçou a bola na área e Rooney cabeceou na trave.
A Inglaterra continuava no ataque, mas sofreu um duro golpe aos 38 minutos. Em um contra-ataque puxado por Lodeiro, a bola chegou em Cavani que, com muita categoria, cruzou para Suárez. O estreante na Copa cabeceou no canto direito do gol de Hard. Em seguida, a Inglaterra tentou responder, mas o chute de Sturridge parou em Muslera.
O primeiro tempo terminou com 60% de posse de bola para a Inglaterra, mas o Uruguai conseguiu sair na frente.
No segundo tempo, de forma surpreendente, quem partiu para o ataque foi o Uruguai, que quase fez o segundo gol com Cavani. O atacante chegou na cara do gol e tentou tocar no canto esquerdo de Hart. Mas a bola saiu por pouco.
A Inglaterra respondeu em seguida quando Baines cruzou para a esquerda e a bola chegou para Rooney. O atacante pôde se equilibrar para chutar forte. Muslera fez grande defesa. Isso tudo aos oito minutos. O goleiro uruguaio teria participação de destaque em pelo menos dois lances seguidos. A Inglaterra tentava, de novo, pressionar, principalmente com cruzamentos, mas a defesa conseguia resistir. Rooney recuou para ajudar na armação das jogadas, o que fez com que o Uruguai recuasse inteiro a partir 20 minutos.
De tanto pressionar, a Inglaterra conseguiu chegar ao gol aos 29 minutos, depois de jogada do lateral direito Johnson. Ele dividiu com a zaga e cruzou para a área. Coube a Rooney apenas tocar para fazer o seu primeiro gol em copas.
O empate deixou o jogo aberto e ainda mais emocionante. As duas equipes partiram para o ataque. O Uruguai, antes trancado, conseguiu sair mais.
Aos 39 minutos, Luis Suárez recebeu sozinho depois que Cavani resvalou na bola. O atacante invadiu a área e chutou firme para fazer um belo gol, o segundo dele e da equipe na partida.
Na última rodada, Uruguai enfrenta a Itália em Natal (RN), e a Inglaterra joga contra a Costa Rica, em Belo Horizonte (MG). Os dois jogos são na terça, 24.
Ficha do jogo
19/06/2014
Uruguai 2 X 1 Inglaterra
Itaquerão, São Paulo (SP)
Inglaterra – Hart; Johnson, Cahill, Jagielka e Baines; Gerrard, Henderson (Lambert) e Rooney; Welbeck (Lallana), Sterling (Barkley) e Sturridge.
Uruguai – Muslera; Martín Cáceres, Giménez, Diego Godín e Álvaro Pereira; Álvaro González (Fucile), Arévalo Ríos, Lodeiro (Stuani) e Cristian Rodríguez; Edinson Cavani e Luis Suárez.
Gols: Luis Suárez (Uruguai, aos 38 minutos do 1T e aos 39 minutos do 2T), e Rooney (aos 29 do 2 T)
Cartões: Godin (Uruguai), Gerrard (Inglaterra)
informações da internet