A empresa responsável por realizar o concurso da Universidade Federal da Paraíba é o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan), informou a reitora Margarete Diniz na terça-feira (21). O novo prazo para que o edital seja publicado e as inscrições iniciadas é até o fim do ano.
Segundo a reitora, a definição da empresa foi feita por meio de licitação e o próximo passo é a elaboração do edital de remoção para os servidores de outros campi para o de João Pessoa. Só depois o edital do concurso deve ser publicado.
Marlene justificou a demora na publicação do edital dizendo que queria dar mais lisura ao processo. “Não temos quantitativo de pessoal suficiente para cuidar disso como a gente quer”, disse. Ela prevê que o edital seja publicado e as inscrições iniciadas ainda este ano.
Previsão de 150 vagas
A expectativa pelo concurso começou no dia 3 de março, quando a reitora anunciou que realizaria a seleção para o preenchimento de 140 vagas para cargos no setor técnico-administrativo da instituição, distribuídas em cargos de nível médio e superior. Na época, a previsão era de que o edital fosse lançado em abril.
Mas em abril, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Francisco Ramalho, anunciou o adiamento da publicação do edital para o mês de junho,ampliando o número de vagas para 150. Segundo ele, o adiamento foi motivado porque a universidade decidiu solicitar mais códigos de vagas junto ao Ministério da Educação (MEC).
“Então a universidade vai fazer o concurso com mais de 150 vagas para os técnicos-administrativos que vão atender todos os campi da UFPB: o campus I [João Pessoa], o campus Areia, Bananeiras e o Litoral Norte que compreende Rio Tinto e Mamanguape”, informou o pró-reitor.
O último concurso realizado pela UFPB para técnico-administrativo ocorreu em 2012 e ofereceu 149 vagas. O maior número de inscritos foi para o cargo de Assistente em Administração (Nível Médio) com 52 vagas no Campus de João Pessoa com 14.319 inscritos, totalizando 275,37 candidatos para cada vaga. Já o cargo de Auxiliar em Biblioteconomia (Nível Fundamental) foi o que registrou a maior concorrência, com 828 inscritos para uma única vaga.
Redação com G1