A Uefa oficializou nesta segunda-feira (04) o novo formato da Champions League. O principal torneio de clubes do mundo terá mudanças a partir da próxima temporada, incluindo o aumento de 32 para 36 equipes na primeira fase. As alterações haviam sido aprovadas pela entidade em 2022.
A maior mudança é o fim da fase de grupos. Em vez disso, os 36 clubes vão encarar um formato de ‘liga’, com cada um disputando oito partidas — metade como mandante, metade como visitante.
Haverá uma divisão dos participantes em quatro potes diferentes. Cada participante enfrentará dois times de cada pote. Segundo a entidade, isso fará as equipes “se testarem contra um leque mais vasto de adversários, aumentando a probabilidade de os torcedores verem equipes de topo se enfrentarem com mais frequência e mais cedo na competição”. Cada vitória dará três pontos; cada empate, um.
Ao fim desta fase, os oito melhores colocados terão vaga direta nas oitavas de final — o formato de mata-mata será o mesmo do atual, com partidas de ida e volta e final única em campo neutro. Os times que ficarem entre a nona e a 24ª colocação vão para um playoff, também com jogos de ida e volta (o nono ao 16º enfrentarão o 17º ao 24º com a vantagem de decidir em casa). Quem passar, vai para as oitavas. Os demais estarão eliminados.
Vagas extras – As primeiras 32 vagas continuarão sendo pelas ligas nacionais, da forma como é feito atualmente. As quatro vagas extras na primeira fase terão algumas especificações.
Uma vaga será para o clube que ficar em terceiro lugar na federação que ocupar a quinta posição da lista de acesso (determinada pelo ranking de coeficientes de clubes da Uefa). Outra vaga será para um campeão nacional (serão cinco campeões nacionais na fase classificatória, antes da primeira fase).
Os outros dois espaços serão preenchidos para as federações que tiverem melhor desempenho coletivo de clubes na temporada anterior.
Europa League e Conference League também terão mudanças – A implementação de uma ‘fase de liga’ também acontecerá na Europa League (mesmos oito jogos da Champions League) e Conference League (seis jogos por equipe).
Os dois torneios terão 36 clubes a partir da próxima temporada.
Calendário no novo formato – A fase de liga da Champions League será disputada entre setembro e janeiro. Haverá uma semana de jogos “exclusiva”, sem ter a disputa da Europa League. Nesta semana específica, o principal torneio europeu terá jogos às terças, quartas e quinta-feiras.
Fonte: ESPN – Foto: Pierre Albouy/Getty Images