Entretenimento
Tribos indígenas e orquestras de frevo animam público na primeira noite do Carnaval Tradição
No sábado, se apresentaram para o público as tribos indígenas pertencentes ao grupo B: Tabajara, Papo Amarelo, Flexa (sic) Negra, Tupy Guanabara e Tupinambás de Mandacaru. As apresentações foram alternadas com as orquestras Juventude Criança Feliz, Alegria do Frevo, Acorda do Frevo da Torre e Gigantes do Frevo da Torre.
A auxiliar de serviços gerais Elisângela de Melo, de 35 anos, assistiu ao desfile na companhia da família. Ela conta que há 30 anos participa da festa, seja como passista ou expectadora. “Este ano eu vim para ver minha mãe e minha filha, que saem no ‘Acorda da Torre'”, contou. Para a moradora do bairro Cruz das Armas, o Carnaval Tradição é importante principalmente pela preservação da cultura e das festas populares.
Já o estudante Ítalo David Cordeiro, de 20 anos, veio ao desfile pela primeira vez. Ele conta que queria prestigiar a estreia da irmã caçula na orquestra de frevo Criança Feliz, que também estreou no Carnaval Tradição este ano. “Vim para ver minha irmã, mas gostei da estrutura, da organização da festa e pretendo voltar nos próximos anos”, disse o jovem, que é morador da Torre.
Da tribo indígena Papo Amarelo, Maria das Neves dos Anjos, 34 anos, disse que participar do desfile já é uma tradição de família. “Eu desfilo desde que era criança e meus filhos também desfilam. Gostamos de dançar. Sempre que entro na avenida, eu fico emocionada”, declarou.
Segundo dia
Além das escolas de samba, se apresentam neste domingo os clubes de orquestra Sai da Frente, Dona Emília; São Rafael; Ciganos do Esplanada; e Bandeirantes da Torre. Também entram em cena as tribos indígenas Pele Vermelha, Ubirajara, Xavantes, Guanabara e Tupy Guarany.
O público irá conhecer as campeãs do Carnaval 2014 na terça-feira (4), quando serão apuradas as notas e divulgado o resultado.