"Isso pode Arnaldo?"
Tiktoker que fazia vídeos com capivara, inexplicavelmente, é multado em R$ 17 mil pelo Ibama
O influenciador e Tiktoker do Amazonas Agenor Tupinambá divulgou nesta terça-feira (18/4) que foi multado em mais de R$ 17 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) após ser acusado de abuso, maus tratos e exploração contra animais. Nas redes sociais, ele era conhecido por compartilhar vídeos da rotina dele com uma filhote de capivara chamada Filó.
Agenor postou no Instagram uma nota de esclarecimento explicando todo o caso, incluindo o valor total da multa estabelecida e também as acusações que foram feitas.
No texto, ele nega todas as acusações e afirma: “De todas as surpresas que a fama na internet me trouxe, eu jamais imaginei que seria acusado de abuso, maus tratos e exploração contra animais. Também fui acusado de matar um animal do qual todos são testemunhas que só dediquei amor e fiz tudo que podia para preservar sua vida”.
Como parte da ação do Ibama, ele precisou retirar todos os vídeos e fotos que tinha com Filó e que terá que entrega-la para um centro de tratamento animal. Segundo a nota divulgada por Agenor, a justificativa para devolvê-la foi por ter retirado ela “do seu habitat natural”.
“Se tem alguém que mora no habitat natural de alguém sou eu, não os animais. Eu abro a janela e lá estão o rio, a floresta e os animais. Eu que estou de passagem nesse lugar. E escolhi ser um guardião e não um criminoso”, argumentou ele no Instagram.
O Correio tentou contato com o Ibama para saber mais informações sobre o caso mas, até a última atualização desta matéria, não obteve retorno. O espaço segue aberto e o texto será atualizado mediante resposta.
Veja a nota de Agenor na íntegra:
Correio Braziliense