O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) participou da 79ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e da 126ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em Brasília-DF. Na pauta das reuniões foram discutidos Zoneamento Ecológico Econômico, Código Florestal, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programa de Regularização Ambiental (PRA) , Cotas de Reserva Ambiental,gestão da fauna silvestre, entre outros assuntos.
Ainda durante as reuniões foram abordados assuntos referentes ao Projeto de Lei Geral de Licenciamento Ambiental; que ocorreu no encontro da Comissão Nacional para a Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e Degradação Florestal, Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, Manejo Sustentável de Florestas e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal (REDD+), que mostrou a preocupação da Abema sobre a estrutura de governança e atuação do processo de votação da Resolução n°6, que é de amplo interesse dos governos estaduais membros da Abema, em especial da região amazônica.
“As reuniões serviram como importantes momentos de troca de conhecimentos entre os gestores na implementação do Sistema Nacional do Meio Ambiente e da Política Nacional do Meio Ambiente. Nessas discussões foram tiradas relevantes resoluções para o bem estar da sociedade brasileira e mundial”, disse João Vicente.