O Hospital Estadual de Solânea, unidade da rede hospitalar do Governo do Estado, deu início, nesse fim de semana, a mais um mutirão de cirurgias gerais e ginecológicas na unidade, através do programa Opera Paraíba. A iniciativa tem o objeto de levar ações de saúde para todas as pessoas, por meio da regionalização do serviço.
Até este domingo (26) serão realizadas 60 cirurgias de hérnia, vesícula e histerectomia, contemplando a população da 2ª e 3ª Região de Saúde, no Brejo paraibano.
A diretora-geral do hospital, Vanessa Viegas, ressalta o benefício para os paraibanos, através da interiorização da saúde. “Temos ofertado a possibilidade do paciente realizar a cirurgia perto de casa, próximo ao município do usuário, proporcionando um maior bem-estar e mais qualidade de vida”, avaliou.
A dona de casa, Patrícia Soares, conta que o problema no útero estava causando dificuldades no dia a dia. “Há alguns meses, eu vinha sofrendo com problemas no útero. O médico achou por bem fazer a histerectomia e estou aqui firme e forte, esperando melhoras na minha saúde”, contou.
Para participar do programa, o encaminhamento é feito através de cadastro no Opera Paraíba, por meio das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das secretarias de Saúde de cada município. A população também pode se cadastrar por meio do site: operaparaiba.pb.gov.br e inserir os exames e encaminhamentos.