Notícias

Servidores públicos federais de vários estados fazem marcha em Brasília

ServidoresServidores públicos federais fizeram hoje (22) uma marcha na Esplanada dos Ministérios reivindicando reajuste salarial maior que o proposto pelo governo. Com faixas, bandeiras e carro de som, os manifestantes desceram a Esplanada dos Ministérios e chegaram ao Palácio do Planalto.
A Marcha a Brasília reuniu servidores de diversos estados e também de categorias em greve, como funcionários da Previdência Social, professores universitários e integrantes dos quadros técnico-administrativos das instituições federais de ensino superior.
A estimativa da organização da marcha é que 5 mil pessoas participaram do ato. A Polícia Militar calculou em 1,6 mil o número de participantes.
Os servidores querem reajuste salarial de 27,3%, e a proposta do governo é 21,3% parcelados em quatro anos. Em reunião na última segunda-feira (20), o Ministério do Planejamento propôs também reajustes para os auxílios-creche e alimentação e para o plano de saúde suplementar.
O secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal, Otho Pereira, considera inviável aceitar a proposta de reajuste para quatro anos. “O índice é baixo e é inaceitável o prazo de quatro anos. Faríamos um acordo de, no máximo, dois anos. Não sabemos qual será o índice inflacionário do futuro”, disse.
Sem avanços que agradem aos servidores federais, a categoria pretende intensificar a mobilização e ampliar o alcance da greve a partir da próxima semana. “A expectativa é que, a partir de segunda, diversos outros setores comecem greves: a ideia é fazer como em 2012, uma greve generalizada”, disse Pereira.

Mais popular