A reunião de Luciano Cartaxo (PSD) com seu secretariado, na manhã desta quinta-feira (27), em João Pessoa, contou com um fato inusitado. Presentes desde cedo ao local do encontro, na Estação Cabo Branco, nenhum dos auxiliares da gestão pode conceder entrevista à imprensa, que também já aguardava pela chegada do prefeito. A justificativa do secretário de Comunicação, Josival Pereira, é que nada poderia tirar o foco da pauta administrativa a ser tratada na ocasião.
Vários secretários foram procurados para comentar assuntos referentes às suas pastas, mas todos deram a mesma resposta: que a orientação era não falar até a chegada de Cartaxo. O secretário da Articulação Política, Zennedy Bezerra, foi um dos que informaram sobre a proibição, confirmada, em seguida, pelo titular da pasta de Comunicação. “Os auxiliares falam e a pauta acabada se tornando política. Queremos garantir a matéria administrativa”, tentou explicar Josival.
As estratégias da equipe do prefeito para evitar ruídos no governo municipal têm sido bastante questionáveis. No mês de maio, um repórter da Rádio Tabajara foi impedido de participar de uma entrevista coletiva sob o argumento de que o profissional distorceria as informações. Na ocasião, Josival Pereira alegou que Luciano Cartaxo tem o direito de escolher para quem concede as entrevistas, passando por cima de um princípio básico da jornalismo: a liberdade de imprensa.
Informações de bastidores dão conta que a reunião desta quinta-feira com a equipe teria sido motiva porque o prefeito estaria insatisfeito com a produção de seus auxiliares. Entre as motivações para a irritação do gestor, a queda na avaliação de sua administração pela população, o que é visto com preocupação já que o prefeito de João Pessoa mantém o desejo de disputar o Governo do Estado nas próximas eleições, apesar de seguir discursando de que seu foco é o trabalho.
Fonte: Blog do Gordinho