A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa vai realizar, nesta sexta-feira (21), uma ação de promoção à saúde da população masculina com foco nos motoristas e caminhoneiros. A atividade é uma parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), em alusão ao Dia do Homem, comemorado em 15 de julho.
Durante a programação, que acontecerá das 8h às 13h, na sede do Sest/Senat, no bairro Ernani Sátiro, serão oferecidos serviços de saúde como cuidados em fisioterapia, auriculoterapia, vacinação, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites B e C), verificação de pressão arterial e glicemia capilar, orientações odontológicas e palestra sobre saúde do homem.
De acordo com o coordenador da área técnica de Saúde do Homem da SMS, Késsio Brito, o machismo e a masculinidade hegemônica ainda são obstáculos para que os homens cuidem de sua saúde. “As expectativas sociais contribuem para taxas elevadas de suicídio, acidentes de trânsito, uso abusivo de álcool e outras drogas, além do surgimento de doenças crônicas. Por isso, nós temos buscado construir uma rede intersetorial, ampliando os espaços e a discussão acerca do cuidado integral ao homem”, afirmou.
Além dos motoristas e caminhoneiros, também podem participar das atividades os trabalhadores do Sest/Senat, assim como os familiares das categorias. “Nossas ações visam ampliar as parcerias e incluir outras instituições e organizações, a exemplo do Sest/Senat, junto à nossa secretaria de saúde, distritos sanitários e equipes de saúde da família, para se alcançar mais êxito no cuidado ao público masculino”, destacou Késsio Brito.
Outras ações – Ainda dentro da programação da rede municipal de saúde em alusão ao Dia do Homem, a Policlínica Municipal do Cristo promoveu, nesta segunda-feira (17), uma manhã inteira com serviços voltados à população masculina. Os usuários tiveram acesso às consultas especializadas, pequenas cirurgias, ultrassonografia, exames laboratoriais e atividades educativas.
Nas unidades de saúde da família (USF) da Capital, as ações seguem durante todo o mês de julho com serviços de atenção básica e orientações de prevenção e promoção à saúde especialmente direcionadas a este público.