Noticias Internacionais

Rússia se diz pronta para ajudar militarmente a Venezuela

Noticiado em

O Kremlin declarou nesta sexta-feira (7) que a Rússia está ‘pronta’ para oferecer assistência à Venezuela, caso receba pedidos oficiais do governo de Nicolás Maduro.

Moscou, no entanto, fez um apelo para que se evite a escalada de tensões na região, em meio ao crescente confronto político e militar envolvendo os Estados Unidos.

Nos últimos dias, o presidente venezuelano solicitou formalmente o apoio militar russo, pedindo reparos em caças Sukhoi, modernização dos sistemas de radar e fornecimento de novos sistemas de mísseis. 

A solicitação surge, segundo Caracas, como resposta às “ameaças crescentes de Washington”, que reforçou sua presença militar no Caribe nos últimos meses.

A intensificação da atividade norte-americana na região tem sido apontada como um dos principais fatores de tensão entre os dois países. Uma das medidas mais polêmicas dos Estados Unidos foi o início de ataques a embarcações suspeitas de transportar drogas, sob a justificativa de que seriam operadas por Organizações Terroristas Designadas envolvidas com o narcotráfico.

O presidente Donald Trump, em declarações recentes, defendeu as ofensivas navais, afirmando que os EUA “têm autoridade legal para agir contra o tráfico internacional”. As ações, no entanto, foram criticadas por organismos internacionais — o chefe do Escritório de Direitos Humanos da ONU classificou as operações como “inaceitáveis”.

A Venezuela, por sua vez, condenou os ataques e acusou Washington de usar o combate ao narcotráfico como pretexto para desestabilizar o governo de Nicolás Maduro. O regime chavista considera que a ofensiva faz parte de uma estratégia dos EUA para derrubar o atual governo venezuelano.

Com o apoio de Moscou, Caracas busca reforçar sua defesa e consolidar alianças estratégicas em meio a um cenário de crescentes pressões internacionais e tensões militares no continente americano.

Foto: Alexander Nemenove; Fonte: CNN

Mais popular

Copyright © 2016 - Portal S1 Todos os direitos reservados.