Após o fim do prazo para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, a Paraíba ultrapassou o número de declarações previstas para serem enviadas. A Receita Federal recebeu 329.373 declarações de paraibanos até às 23h59 desta terça-feira (30).
Segundo informações da Receita Federal no estado, o número das declarações enviadas corresponde a 102,93% do previsto de 320 mil declarações para a Paraíba.
Os contribuintes que perderam o prazo, estão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. O prazo para a entrega da declaração começou em 2 de março, acabaria no dia 30 de abril, mas a Receita prorrogou para esta terça-feira, 30 de junho, devido à pandemia de Covid-19.
As restituições começaram a ser pagas em maio e seguem até setembro para os contribuintes cujas declarações não caírem na malha fina. Vale lembrar que idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.
Uma das novidades na declaração do IR deste ano é que a dedução de gastos dos patrões com a previdência de empregados domésticos não será mais permitida.
Outra alteração é que, em 2020, é as restituições serão pagas em cinco lotes, e não mais em sete, e o primeiro lote do IR liberado em maio – até o ano passado, os lotes começavam a ser liberados em junho. Os outro quatro lotes de restituição neste ano serão pagos em junho, julho, agosto e setembro.
O Fisco também informou que, a partir deste ano, as doações a fundos de idosos, feitas diretamente na declaração do IR, neste ano (e não somente no ano-base 2019), também podem ser deduzidas no Imposto de Renda até o limite de 3% do imposto devido. Também, ao limite global de 6% para todas deduções (incluindo doações a outros fundos).
Aqueles que tiverem a declaração retida, devem retificar as informações, por meio da declaração retificadora, ou aguardarem para apresentar a documentos comprobatórios ao Fisco e confirmar as informações prestadas.
com G1
Você precisa estar logado para fazer um comentário Conecte-se
Deixe um Comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.