Política

Raoni diz que Durval errou ao definir membros da CPI da Lagoa e reivindicará presidência ou relatoria

Vereador disse que os parlamentares da oposição irão reivindicar mais uma vaga para evitar o “sufocamento da democracia”, além de lutar pela presidência ou relatoria da investigação

Vereador de João Pessoa pelo DEM, Raoni Mendes

Vereador de João Pessoa pelo DEM, Raoni Mendes

O vereador Raoni Mendes (Democratas), único representante da bancada de oposição na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lagoa, afirmou que o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Durval Ferreira (PP), desrespeitou a proporcionalidade da Casa e disse que a bancada de oposição tem direito a ter dois dos cinco membros da CPI. Segundo ele, os parlamentares da oposição irão reivindicar mais uma vaga para evitar o “sufocamento da democracia”, além de lutar pela presidência ou relatoria da investigação.

O presidente Durval Ferreira determinou hoje a instalação da CPI e designou os vereadores Benilton Lucena (PSD), Bosquinho (PSC), Pedro Alberto Coutinho (PHS), Dinho (PMN) e Raoni Mendes para comporem a comissão. Segundo Raoni, Durval deveria ter realizado uma reunião com os líderes das bancadas de situação e de oposição antes de definir quais seriam os nomes dos integrantes da CPI.

“Eu não recebi comunicado nenhum. Estou sabendo pela imprensa. A proporcionalidade está sendo desrespeitada porque tinha que ter um terço da oposição e um terço de cinco membros são dois. Eu não fui indicado pela oposição, a decisão foi do presidente. Esse é um entendimento que nós temos, o que não posso é usar o Regimento para diminuir o tamanho da bancada de oposição e na hora que forem feitas as composições dentro da comissão, qualquer requerimento de nossa autoria, estes quatro derrubam. Que democracia é essa?”, afirmou.

Raoni disse que a oposição se reuniu na última segunda-feira e tem quatro nomes para sugerir para compor a comissão. “Existem mais três nomes que são muito preparados para também estar nesta comissão: Renato Martins, Bruno Farias e Lucas de Brito. Então são quatro nomes que dispomos e devemos fazer a indicação de mais um dos membros. Acredito que houve erro da indicação nominal sem questionamento às lideranças. Mas de toda forma se essa missão for acatada pela oposição vamos fazer nosso trabalho, esperando ser respeitado”, explicou.

O vereador disse ainda que espera contar com a presidência ou com a relatoria da CPI. “Democraticamente a gente observa no funcionamento das funções que a oposição ou encaminha a relatoria ou tem a presidência.  Acho que não fica bom para a investigação e muito menos para o próprio prefeito esta imposição de maioria ampla demonstrando assim um sufocamento da democracia por desrespeito à democracia. Tem que respeitar isso e o desenrolar dos trabalhos.

Blog do Gordinho

Mais popular