Superado o “luto” da debandada emedebista no início deste mês, o deputado estadual Raniery Paulino (MDB) parece agora ter muitas razões para sorrir. Declarações recentes de lideranças do PR, PP e PSC aproximaram esses partidos da órbita do senador José Maranhão, dando novo fôlego a candidatura do MDB. Para Raniery, a “chapa de Brasília” – como ele se refere a candidatura de Lucélio Cartaxo, lançada pelo PV e PSDB depois de uma reunião “a dois” em Brasília – beneficiou o MDB não só no campo da majoritária, mas para a formação da chapa proporcional.
“As perspectivas melhoraram muito para o MDB a partir do lançamento da ‘chapa de Brasília’, porque alguns partidos queriam estar participando desse diálogo, desse entendimento. E, hoje, uma situção que antes afastava outros partidos, que era a coligação proporcional, atrai. A coligação proporcional do MDB é atrativa e os partidos estão querendo observando também essa questão”, disse Raniery nesta terça-feira (24), durante entrevista a um programa de rádio da Capital.
Raniery admitiu que o MDB tem conversado com esses partidos e avalia que eles encontrarão um ambiente favorável, caso decidam aliar-se com o MDB. “Veja, qual é a prioridade do PSC? Eleger Leonardo Gadelha para a Câmara Federal, Renato Gadelha para a Assembleia, para citar algumas figuras de proa do partido; a prioridade do PP? Garantir os mandatos de Aguinaldo e Daniella; o PR não é diferente. Queira ou não esses partidos podem agora dialogar e fazer uma frente”, avaliou.
Para o emedebista, a candidatura mais consolidada até o momento é a do José Maranhão, lançada há quase dois anos pela Executiva Estadual do partido e que também gerou a debandada de deputados federais, estaduais e de um senador.
“Sinceramente falando, um ambiente com Lucélio, João (Azevedo/PSB) e Maranhão é uma eleição indefinida”, ponderou.
Blog do Gordinho