O senador paraibano Raimundo Lira (PMDB) pretende atuar no Congresso Nacional para barrar o Projeto de Lei que diminui o número de deputados estaduais e federais do estado. Em entrevista, o senador considera que o projeto representa “um grave prejuízo à representatividade política do nosso estado”.
Pelo fato de avaliar que caso aprovado o projeto será prejudicial ao estado, Lira acredita que terá grande rejeição no Congresso. “No momento a tendência é de rejeição e acredito que vai aumentar esse grau de rejeição no plenário do senado porque vai prejudicar também outros estados”, analisa o senador.
Ele ainda afirma que este “não é um projeto republicano, é um projeto de interesse pessoal de alguns estados”. Se o projeto for aprovado, a Paraíba perderá seis deputados estaduais e dois deputados federais.
O projeto de autoria do senador Flexa Ribeiro foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e deve seguir para votação no plenário. De acordo com o propositor da matéria, a adequação no número de parlamentares é feita de acordo com o Quociente Populacional Nacional (QPN) e os Quocientes Populacionais Estaduais calculados pelo IBGE.