Cidades

Racionamento de água vai atingir Campina Grande e outras 18 cidades no Estado

Noticiado em

A escassez das chuvas na Paraíba fará com que 634.926 pessoas se adaptem à rotina de economizar água, em Campina Grande e mais outras 18 cidades abastecidas pelo Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). Como o reservatório se encontra com apenas 25,5% da sua capacidade total, o equivalente a 104.905.066 metros cúbicos, segundo dados da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) preparou um plano de racionamento com o intuito de reduzir o volume de retirada do manancial.

Para garantir a distribuição de água à população que é abastecida pelo açude, o gerente regional da Cagepa, Simão Barbosa, informou que, a partir de estudos realizados pelo órgão, foram traçadas metas para a diminuição da saída dos recursos hídricos do reservatório. “Vamos reduzir a vazão de 1.352 litros por segundo para 1.080 até que o reservatório seja reabastecido, o que deverá acontecer em um ano. Se não houver nenhuma recarga no açude, vamos entrar com uma nova meta, que vai ser de 812 litros por segundo”, disse.

Paralelo ao plano de racionamento, a Cagepa está desenvolvendo o plano de contingenciamento, que, de acordo com o gerente, intensificará a fiscalização das águas cortadas e servirá como uma ação complementar no combate ao desperdício de água. Além disso, Simão Barbosa disse também que serão instalados novos hidrômetros, para medir o consumo de água feito pela população, que deve se conscientizar e reduzir os gastos do líquido no ambiente doméstico.

JornaldaParaíba

Mais popular

Copyright © 2016 - Portal S1 Todos os direitos reservados.