O PT caiu de 630 prefeituras conquistadas em 2012 para 231 neste ano.
A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Giucélia Figueiredo, analisou ontem (04) em entrevista a mídia paraibana, os efeitos políticos das eleições 2016 para o partido. Para a petista, “antes de mais nada é preciso enaltecer nossa militância que lutou bravamente, diante de maior crise de nossa história. Defendemos nosso legado, fizemos o bom debate e a boa política”.
O PT caiu de 630 prefeituras conquistadas em 2012 para 231 neste ano. “O resultado não chega a ser surpreendente se levarmos em conta o sistemático ataque e criminalização de nosso partido por parte da grande mídia, em parceria com setores do aparato estatal”.
“Mais do que uma derrota para o PT, estas eleições foram uma vitória daqueles querem destruir direitos sociais que de nosso povo. Por isto, o jogo não terminou agora. O programa dos vitoriosos é um pacote de maldades contra a classe trabalhadora”, afirmou Giucélia.
Para Giucélia, o PT precisa fazer imediatamente uma mudança de sua estratégia política. “Nós nos aproximamos demais da política tradicional que deveríamos combater. O resultado destas eleições é também o fracasso de uma política que vinha hegemônica dentro do PT. Agora, no entanto, não é hora de disputas internas.
Pelo contrário. Até porque a derrota política destas eleições não é apenas do PT, mas, de toda a esquerda e das forças populares”. “A quantidade recorde de votos brancos e nulos, superando o número dos eleitos em nove capitais, indica o quanto a política como um todo está em descrédito e quanto menor é o engajamento popular, maior é o crescimento da direita.