O Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT cancelou as prévias do partido que iriam definir a candidatura própria para disputar a Prefeitura de João Pessoa. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (14), em comunicado enviado pelo GTE ao diretório estadual do PT na Paraíba e ao municipal de João Pessoa.
No comunicado, o GTE informou que diante da relevância do processo eleitoral em João Pessoa, e com base em resolução interna do partido, a tática eleitoral para a Capital deveria ser discutida pelo Diretório Nacional no dia 26 deste mês.
“Na condição de coordenador-geral do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nacional do PT, após consulta à maioria dos integrantes daquele colegiado e diante da relevância do processo eleitoral em várias cidades do país para o projeto nacional do PT, entre as quais se inclui João Pessoa, encaminhei à Direção Nacional do partido, com base na Resolução CEN de 28 de setembro de 2023, que a tática eleitoral deste município seja discutida pelo Diretório Nacional em sua próxima reunião a ser realizada no dia 26 de março do corrente. Em razão disso solicito desde já a suspensão do respectivo processo local de definição de tática eleitoral até o pronunciamento definitivo da instância nacional”, pediu o GTE.
Em João Pessoa, as prévias estavam marcadas para o dia 7 de abril. Os nomes na disputa eram da deputada estadual Cida Ramos e do deputado estadual Luciano Cartaxo. No entanto, Cartaxo retirou, no dia 11 deste mês, o seu nome do páreo, ficando apenas Cida Ramos como pré-candidata.
Agora, com a decisão tomada pelo GTE do PT nacional, a situação do partido em João Pessoa segue indefinida. Alas do PT, inclusive, defendem uma possível aproximação com o atual prefeito da Capital, Cícero Lucena, já no primeiro turno.
Fonte: ClickPB